Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de reagentes organometálicos na síntese de novos derivados quinolínicos com potencial atividade antimalárica

Processo: 13/00758-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Giuliano Cesar Clososki
Beneficiário:Paula Valim Nicolino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Quinolinas   Antimaláricos   Síntese orgânica   Compostos organometálicos

Resumo

Embora a malária esteja atualmente entre as doenças de maior impacto causando a morte de 1 a 3 milhões de pessoas a cada ano em países subdesenvolvidos, o desenvolvimento de novos fármacos antimaláricos tem sido negligenciado desde a década de 1970. A terapêutica ainda conta com um número limitado de fármacos disponíveis para o tratamento desta patologia, dentre os quais se destacam os compostos derivados quinolínicos funcionalizados. Reagentes organometálicos modernos, tais como o turbo-Grignard i-PrMgCl.LiCl e as recentemente desenvolvidas amidas de magnésio complexadas com cloreto de lítio, vem sendo aplicadas com sucesso na funcionalização de compostos aromáticos e heterocíclicos. Contudo, sua reatividade frente a importantes substratos, como as quinolinas, ainda não foi apropriadamente estudada. Assim, o principal objetivo deste projeto é a aplicação de novos reagentes organometálicos na preparação de novas quinolinas funcionalizadas que tenham potencial atividade antimalárica. É proposta também a síntese de um hibrido molecular inédito planejado considerando grupos farmacofóricos de dois fármacos usuais contra malária: cloroquina e pirimetamina; além de análogos da cloroquina substituídos com diferentes grupos funcionais.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICOLINO, Paula Valim. Aplicação de reagentes organometálicos na síntese de novos derivados quinolínicos de interesse medicinal. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.