Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração e Aplicação de um Programa de Intervenção de Decodificação Fonológica em Crianças com Risco para Dificuldade de Leitura

Processo: 13/11165-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Nathane Sanches Marques Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Intervenção precoce   Linguagem escrita   Pré-escolar   Transtornos de aprendizagem   Leitura

Resumo

A linguagem oral e as habilidades do processamento fonológico, consciência fonológica, memória fonológica e acesso rápido ao léxico, são pré-requisitos para a aquisição da linguagem escrita. Dessa forma, crianças com dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e/ou dificuldades em uma ou mais habilidades do processamento fonológico, podem ser consideradas como de risco para dificuldades de leitura, mesmo está criança estando, ainda, na idade pré-escolar. O objetivo deste estudo é o de desenvolver e aplicar um programa de intervenção de decodificação fonológica em crianças de risco para dificuldades de leitura. Participarão desse estudo 30 sujeitos de ambos os sexos, com idades de seis anos a sete anos e 11 meses. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual o grupo experimental, de crianças de risco para dificuldade de leitura (formado por 10 sujeitos), será submetido ao programa de intervenção de decodificação fonológica, para posterior comparação com o grupo controle de crianças de risco para dificuldade de leitura (formado por 10 sujeitos) e com o grupo controle de crianças sem risco para dificuldade de leitura (formado por 10 sujeitos).O estudo, ainda, tem o objetivo de traduzir e aplicar, como procedimento de avaliação antes e após a intervenção, o instrumento "Early Reading Screening Instrument" (ERSI) de Morris (1992) que analisa as habilidades que são pré-requisitos da leitura e as habilidades de leitura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATHANE SANCHES MARQUES SILVA; PATRÍCIA ABREU PINHEIRO CRENITTE. Desempenho de crianças com risco para dificuldade de leitura submetidas a um programa de intervenção. CoDAS, v. 28, n. 5, p. 517-525, Out. 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.