Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão das proteínas envolvidas no trânsito de cálcio miocárdico de ratos obesos por dieta hiperlipídica saturada

Processo: 12/20733-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Cicogna
Beneficiário:Adriana Fernandes de Deus
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular

Resumo

A obesidade é um problema atual que ocorre em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, em diferentes faixas etárias e classes sociais. Diversos fatores podem acarretar a obesidade: genéticos, psicológicos, sedentarismo e hábito alimentar inadequado. Considerada uma doença metabólica crônica, caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura em relação à massa magra tecidual, está associada com o aumento de risco de mortalidade, redução na expectativa de vida e numerosas comorbidades como diabetes mellitus tipo II, resistência a insulina, dislipidemia e doenças cardiovasculares. Diversas alterações estruturais, hemodinâmicas e funcionais do coração, em humanos e animais, têm sido frequentemente associadas com a obesidade. Embora a elevação do tecido adiposo possam provocar alterações na função cardíaca, os mecanismos responsáveis por estas modificações não estão claros. Diferentes fatores têm sido sugeridos como responsáveis pelas possíveis anormalidades funcionais cardíacas em modelos de obesidade, como alterações nas proteínas reguladoras do trânsito de cálcio miocárdico. Na literatura consta que a obesidade por dieta hiperlipídica insaturada não promove alteração na expressão das proteínas relacionadas ao trânsito de cálcio miocárdico. É bem definida a associação de ácidos graxos saturados e aumento do risco de doenças cardiovasculares; além disso, os ácidos graxos saturados podem acarretar alteração miocárdica, como apoptose, hipertrofia e aumento do volume nuclear. Não há estudos que avaliaram as proteínas do trânsito de cálcio na obesidade por dieta hiperlipídica saturada. O objetivo desse estudo é testar a hipótese que a obesidade induzida por dieta hiperlipídica saturada acarreta alterações na expressão das proteínas relacionadas com o trânsito de cálcio miocárdico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEUS, A. F.; VILEIGAS, D. F.; SILVA, D. C. T.; TOMASI, L. C.; CAMPOS, D. H. S.; OKOSHI, K.; PADOVANI, C. R.; CICOGNA, A. C. Cardiac function and intracellular Ca2+ handling proteins are not impaired by high-saturated-fat diet-induced obesity. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 52, n. 6 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEUS, Adriana Fernandes de. Expressão das proteínas envolvidas no trânsito de cálcio miocárdico de ratos obesos por dieta hiperlipídica saturada. 2015. 59 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.