Busca avançada
Ano de início
Entree

Ressurgência costeira e intrusões de Água Central do Atlântico Sul (ACAS) na Bacia do Espírito Santo (18°S-22°S)

Processo: 13/11465-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:André Palóczy Filho
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/03451-6 - Intrusões de Água Central do Atlântico Sul na plataforma continental da bacia do Espírito Santo (18°S-22°S), BE.EP.MS
Assunto(s):Oceanografia física   Corrente do Brasil   Intrusão   Ressurgência costeira

Resumo

Muito pouco se conhece a respeito dos processos de ressurgência costeira e de intrusão da Água Central do Atlântico Sul (ACAS) na região da Bacia do Espírito Santo (18°S-22°S). Análises das características básicas destes processos físicos e da dinâmica que os governa virtualmente inexistem na literatura, especialmente em comparação com a região de Cabo Frio. Propomos, neste Projeto de Pesquisa, investigar tais processos, com particular atenção ao papel da Corrente do Brasil e suas feições de mesoescala, nesta região de topografia complexa e plataforma continental estreita. O objetivo principal é analisar o papel do jato médio da Corrente do Brasil e do recorrente Vórtice de Vitória na dinâmica ligada à ressurgência costeira e às intrusões de ACAS na plataforma continental. Uma abordagem baseada na análise de um conjunto de dados satelitais e in situ, aliada a um conjunto de experimentos numéricos semi-idealizados é proposta. Esperamos descrever o fenômeno de ressurgência costeira frequentemente observado nas proximidades de Vitória (20°S-22°S), assim como as vias de intrusão de ACAS na plataforma continental. Esperamos também quantificar o efeito isolado da tensão de cisalhamento do vento nos processos em questão, para em seguida investigar o efeito da Corrente do Brasil e do Vórtice de Vitória.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALOCZY, A.; BRINK, K. H.; DA SILVEIRA, ILSON C. A.; ARRUDA, WILTON Z.; MARTINS, RENATO P. Pathways and mechanisms of offshore water intrusions on the Espirito Santo Basin shelf (18 degrees S-22 degrees S, Brazil). JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-OCEANS, v. 121, n. 7, p. 5134-5163, JUL 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, André Palóczy. Intrusões de Água Central do Atlântico Sul na Bacia do Espírito Santo (18ºS-22ºS). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.