Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade e concentração da enzima anidrase carbônica VI e sua relação com cárie dentária em crianças obesas

Processo: 13/03124-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Carvalho Sales Peres
Beneficiário:Ana Célia Panveloski Costa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Cárie dentária   Saliva   Obesidade   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | crianças | obesidade | saliva | Saúde Coletiva

Resumo

A obesidade e a cárie dentária são problemas de saúde pública, que atingem a população infantil. A literatura científica apresenta dados controversos quanto à relação entre essas duas doenças. O processo carioso pode ser influenciado pela ação da saliva, quer seja pela alteração em sua qualidade como na quantidade, uma vez que esta possui papel importante na homeostasia oral. Os íons cálcio, fosfato e flúor presentes na saliva auxiliam no processo de remineralização dentária e podem modificar a suscetibilidade da estrutura do dente para a progressão da cárie. Além desses íons, a atividade da enzima anidrase carbônica VI pode influenciar na capacidade tampão bicarbonato/fosfato, tendo em vista que ela penetra no biofilme dentário e facilita a neutralização ácida pelo bicarbonato salivar. Sendo assim, estudos são necessários para correlacionar cárie dentária e características da saliva com a obesidade. Objetivo: Identificar a prevalência de cárie dentária e relacioná-la com a atividade e a concentração da enzima anidrase carbônica VI, fluxo salivar, concentração de íons cálcio, fosfato e flúor na saliva, pH e capacidade tampão do fluxo e quantidade de biofilme dentário em crianças com obesidade. Métodos: Serão selecionadas 100 crianças de 4 a 6 anos de idade, de ambos os gêneros. A análise antropométrica será realizada (IMC) para divisão dos grupos. As crianças serão divididas em dois grupos: G1 - obeso (n=50) e G2 - normal (n=50). Após isso, será realizado o exame bucal para avaliação da cárie dentária, utilizando dois índices (ceo-s e ICDAS II), e a mensuração da quantidade de biofilme dentário através do Índice de Placa de Turesky. Na sequência, haverá a formação de dois subgrupos, em cada grupo: LC - livres de cárie (n=15) e C - com cárie (n=15). Em cada subgrupo (G1 - LC e C; G2 - LC e C) será coletada amostra de saliva estimulada para determinação do pH, da capacidade tampão, da concentração de íons fosfato, cálcio e flúor e da concentração e atividade da enzima anidrase carbônica VI na saliva. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e serão submetidos aos testes estatísticos Wilcoxon, Mann-Whitney e correlação de Spearman (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Ana Célia Panveloski. Avaliação da concentração da enzima anidrase carbônica VI e sua relação com cárie dentária em crianças obesas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.