Busca avançada
Ano de início
Entree

Copaifera duckei Dwyer: avaliação do potencial antibacteriano frente a patógenos bucais e sua citotoxicidade

Processo: 12/24856-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Gomes Martins
Beneficiário:Fariza Abrão
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/13630-7 - Validação química e farmacológica de extratos e princípios ativos de espécies de Copaifera, AP.TEM
Assunto(s):Produtos naturais   Cárie dentária   Antibacterianos

Resumo

Define-se a microbiota bucal como uma das mais complexas de todo o corpo, por apresentar mais de 700 espécies bacterianas detectadas que causam diversas patologias no homem, dentre elas a cárie e as infecções endodônticas são as mais preocupantes. A eliminação de micro-organismos de canais radiculares infectados tem sido uma preocupação constante na endodontia, atualmente os compostos químicos utilizados na limpeza de canais radiculares causam efeitos indesejáveis ao paciente. A procura de novas drogas para melhorar os índices de sucesso deste tratamento passou a ser um desafio para os pesquisadores. Na busca por novos produtos menos agressivos ao paciente que possam ser utilizados destacam-se os produtos naturais com potencial promissor. O óleo-resina da árvore de copaíba é tradicionalmente utilizado na medicina popular brasileira para tratar uma variedade de doenças e sintomas. Dentre as espécies de copaíba largamente encontradas no país destaca-se a Copaifera duckei Dwyer, que vem sendo largamente utilizada como agente antiinflamatório e anti-séptico há várias gerações, além de ser a espécie mais utilizada para produção do óleo-resina de copaíba. Baseando-se na cultura popular e em estudos prévios encontrados na literatura de que esta espécie apresenta atividade antimicrobiana torna-se relevante os estudos aprofundados do óleo-resina de C. duckei. O objetivo do presente trabalho é realizar o estudo da atividade antibacteriana do óleo-resina de Copaifera duckei e frações frente a micro-organismos representativos de infecções bucais. A metodologia para a avaliação da atividade antibacteriana in vitro será realizada pelo método da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM). A partir dos metabólitos significativamente promissores do óleo-resina de C. duckei serão ainda determinadas Concentração Inibitória Fracionada (CIF), sensibilidade antibiofilme e cinética bacteriana. O potencial citotóxico do óleo-resina de C. duckei será avaliado por meio do ensaio do XTT Estes estudos serão instrumentos fundamentais que contribuirão para o melhor entendimento das atividades biológicas do óleo-resina de C. duckei esperando-se então cooperar na busca de novas formas terapêuticas frente a patógenos bucais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRAO, FARIZA; ALVES, JESSICA A.; ANDRADE, GESSICA; DE OLIVEIRA, POLLYANNA F.; AMBROSIO, SERGIO R.; VENEZIANI, RODRIGO C. S.; TAVARES, DENISE C.; BASTOS, JAIRO K.; MARTINS, CARLOS H. G. Antibacterial Effect of Copaifera duckei Dwyer Oleoresin and Its Main Diterpenes against Oral Pathogens and Their Cytotoxic Effect. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 9, FEB 21 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.