Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da autofagia mediada por chaperonas em hipotálamo de animais com obesidade induzida por dieta hiperlipídica

Processo: 13/10911-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marciane Milanski Ferreira
Beneficiário:Mariana Portovedo de Oliveira Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22726-6 - O papel de ácidos graxos na regulação da autofagia hipotalâmica, BE.EP.DR
Assunto(s):Hipotálamo   Inflamação   Obesidade

Resumo

A obesidade é nos dias de hoje um problema de saúde pública mundial e é determinada pelo acúmulo de gordura corporal. Tal fato se dá pela perda da homeostase energética, sendo que, o hipotálamo é a região do cérebro responsável por coordenar a ingestão alimentar e o gasto energético por meio da sinalização de hormônios periféricos. Sabe-se que essa região sofre um processo inflamatório durante o desenvolvimento da obesidade que está associado com ativação de uma via celular relacionada com o sistema imune, a ativação do TLR4 e também, com a indução de estresse de retículo endoplasmático. Recentemente foi demonstrado também que a alteração no processo de autofagia, importante para a remoção de organelas e proteínas disfuncionais, pode levar a alteração no peso corporal por romper a homeostase hipotalâmica. Em tecido periférico foi demonstrado que outro tipo de autofagia, a autofagia mediada por chaperonas, também está diminuída. Esse tipo de autofagia é responsável pela degradação de proteínas de vida longa intracelulares e sua falha gera o acúmulo de proteínas disfuncionais e formação de agregados proteicos, fato que pode encaminhar a célula para a morte por apoptose. Portanto, a falha na autofagia mediada por chaperonas pode representar uma disfunção celular importante no estabelecimento da inflamação e morte celular. O objetivo desse trabalho é investigar a modulação da autofagia mediada por chaperonas em animais submetidos à uma dieta hiperlipídica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Mariana Portovedo de Oliveira. A regulação da autofagia mediada por chaperonas no hipotálamo em resposta ao excesso de lipídeos = Regulation of hypothalamic chaperone-mediated autophagy in response to lipid overload. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.