Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento dos complexos 1 e 2 da mTOR no controle da secreção de mediadores inflamatórios lipídicos e proteicos por adipócitos em condições de obesidade e resistência à insulina

Processo: 12/25317-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:William Tadeu Lara Festuccia
Beneficiário:Patricia Chimin
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15354-7 - Envolvimento do tecido adiposo no desenvolvimento da obesidade e patologias associadas: investigação dos mecanismos moleculares e busca de novas alternativas terapêuticas, AP.JP
Assunto(s):Metabolismo   Serina-treonina quinases TOR   Mediadores lipídicos   Resistência à insulina   Obesidade

Resumo

A obesidade é uma doença multifatorial caracterizada por um quadro inflamatório crônico de baixa intensidade, na qual o tecido adiposo branco exerce função primordial produzindo e secretando diversas adipocina e mediadores lipídicos de caráter tanto anti quanto pró-inflamatórios provenientes do metabolismo do ácidos graxos araquidônico (eicosanoides), eicosapentanóico e docosahexanoico. Evidências indicam que na obesidade e a resistência a insulina ocorra um desequilíbrio na produção local destes mediadores inflamatórios favorecendo uma resposta pró-inflamatória do tecido adiposo. Apesar da importante função destes mediadores no controle da inflamação do tecido adiposo, muito pouco é conhecido sobre a regulação da produção e secreção destes fatores em adipócitos tanto em condições normais quanto na obesidade e resistência a insulina. Da mesma forma, os efeitos destes mediadores no recrutamento, metabolismo e fenótipo de macrófagos residentes no tecido adiposo e no metabolismo de adipócitos também precisam ser investigados. Portanto, o objetivo geral deste projeto é investigar os mecanismos de controle da produção e secreção de mediadores lipídicos e protéicos (adipocinas) por adipócitos em condições normais e de obesidade e resistência à insulina com especial foco na elucidação do envolvimento dos complexos 1 e 2 da mTOR nestes processos. Serão investigados também o efeito destes mediadores inflamatório lipídicos e protéicos no recrutamento, metabolismo e fenótipo de macrófagos residentes no tecido adiposo e no metabolismo de adipócitos. Para isto serão realizados protocolos in vivo com camundongos e in vitro com adipócitos maduros com inativação genética e farmacológica de mTORC1 e mTORC2. Resultados preliminares obtidos em adipócitos (3T3-L1) indicam uma importante participação dos complexos 1 e 2 da mTOR nas alterações de expressão gênica das enzima ciclooxigenases 1 e 2 responsáveis pela síntese de prostagladinas e algumas adipocinas induzidas pelo tratamento com lipolissacarídeos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIMIN, PATRICIA; ANDRADE, MAYNARA L.; BELCHIOR, THIAGO; PASCHOAL, VIVIAN A.; MAGDALON, JULIANA; YAMASHITA, ALEX S.; CASTRO, ERIQUE; CASTOLDI, ANGELA; CHAVES-FILHO, ADRIANO B.; YOSHINAGA, MARCOS Y.; MIYAMOTO, SAYURI; CAMARA, NIELS O.; FESTUCCIA, WILLIAM T. Adipocyte mTORC1 deficiency promotes adipose tissue inflammation and NLRP3 inflammasome activation via oxidative stress and de novo ceramide synthesis. Journal of Lipid Research, v. 58, n. 9, p. 1797-1807, SEP 2017. Citações Web of Science: 11.
MAGDALON, JULIANA; CHIMIN, PATRICIA; BELCHIOR, THIAGO; NEVES, RODRIGO X.; VIEIRA-LARA, MARCEL A.; ANDRADE, MAYNARA L.; FARIAS, TALITA S.; BOLSONI-LOPES, ANDRESSA; PASCHOAL, VIVIAN A.; YAMASHITA, ALEX S.; KOWALTOWSKI, ALICIA J.; FESTUCCIA, WILLIAM T. Constitutive adipocyte mTORC1 activation enhances mitochondrial activity and reduces visceral adiposity in mice. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR AND CELL BIOLOGY OF LIPIDS, v. 1861, n. 5, p. 430-438, MAY 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.