Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da vitamina D na expressão de receptores (VDR e TLR) em macrófagos no modelo de Diabetes Mellitus Experimental

Processo: 12/23998-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Joilson de Oliveira Martins
Beneficiário:Leonardo Mendes Bella
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02272-0 - Efeito da insulina na inflamação pulmonar secundária a sepse, na imunidade inata, na ativação do seu gene (BGK) e seus receptores (IR-A e IR-B), AP.JP
Assunto(s):Sistema imune   Vitamina D   Macrófagos   Diabetes mellitus tipo 1   Hormônios esteroides gonadais

Resumo

A vitamina D é um hormônio esteroide que atua em vários mecanismos fisiológicos (participando da regulação da homeostase do cálcio e do sistema imune) e patológicos (diabetes tipo 1 e tumores). A ativação da vitamina D ocorre através da incidência dos raios UVB na pele com posteriores hidroxilações hepática e renal. Após ativação, ocorre a interação com o Receptor de Vitamina D (VDR) presente no interior das células, desencadeando suas ações biológicas. A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta (²) pancreáticas através da ação de linfócito B, macrófagos, células T CD4+ e células T CD8+ que culmina na perda lenta e progressiva da secreção de insulina. A Vitamina D atua em diversas etapas da cascata da resposta imunológica. Em estudos in vitro e in vivo demonstrou que a vitamina D estimula a fagocitose de bactérias através dos macrófagos, além de suprimir a capacidade de apresentar antígenos das células dendríticas, interferindo na produção de interleucinas (IL)-10, IL-12, fator de necrose tumoral (TNF)-± e interferon (IFN)-³ bem como na expressão de receptores do tipo Toll (TLR). O objetivo do presente trabalho é estudar a relação entre a ingestão de vitamina D e mecanismos hormonais (produção/liberação de insulina, PTH), glicemia e a expressão de receptores (VDR e TLR) nos macrófagos dos lavados peritoneal (LPe) e broncoalveolar (LBA) e resposta imunológica em camundongos diabéticos e sadios. Desta forma, este projeto visa ampliar o conhecimento dos efeitos da vitamina D na imunidade, permitindo um ganho na qualidade de vida de pacientes diabéticos, possibilitando melhor controle da doença, uma vez que a reposição terapêutica desse hormônio é de fácil execução e baixo custo (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELLA, LEONARDO M.; FIERI, ISIS; TESSARO, FERNANDO H. G.; NOLASCO, EDUARDO L.; NUNES, FERNANDA P. B.; FERREIRA, SABRINA S.; AZEVEDO, CAROLINA B.; MARTINS, JOILSON O. Vitamin D Modulates Hematological Parameters and Cell Migration into Peritoneal and Pulmonary Cavities in Alloxan-Diabetic Mice. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2017. Citações Web of Science: 2.
TESSARO, FERNANDO H. G.; AYALA, THAIS S.; NOLASCO, EDUARDO L.; BELLA, LEONARDO M.; MARTINS, JOILSON O. Insulin Influences LPS-Induced TNF-alpha and IL-6 Release Through Distinct Pathways in Mouse Macrophages from Different Compartments. CELLULAR PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 42, n. 5, p. 2093-2104, 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.