Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da expansão rápida e lenta da maxila em pacientes com fissura labiopalatina completa e bilateral: avaliação por meio de modelos digitais

Processo: 13/08193-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Daniela Gamba Garib Carreira
Beneficiário:Arthur César de Medeiros Alves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Expansão rápida da maxila   Expansão lenta da maxila
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expansão lenta da maxila | Expansão Rápida da Maxila | Fissura labiopalatina completa bilateral | Modelos digitais | Tratamento de fissuras labiopalatinas

Resumo

Introdução: O arco dentário superior de pacientes com fissura labiopalatina completa e bilateral comumente apresenta-se atrésico, devido à ausência da sutura palatina mediana e à palatoplastia realizada em idade precoce e, por isso, é necessário, na maioria das vezes, realizar-se expansões maxilares com aparelhos específicos, com a finalidade de se corrigir a forma alterada da arcada superior. Objetivo: Avaliar e comparar os efeitos oclusais dos expansores maxilares Hyrax e quadri-hélice, em pacientes com fissuras labiopalatinas bilaterais completas. Materiais e métodos: A amostra do estudo será composta por 60 pacientes com fissuras labiopalatinas completas e bilaterais e atresia do arco dentário superior. Os pacientes serão prospectivamente e aleatoriamente divididos em dois grupos de estudo, tratados com expansores ortopédicos Hyrax (n=30) e com expansores tipo quadri-hélice (n=30). Serão adquiridos modelos de gesso convencionais imediatamente pré-expansão e 6 meses após a expansão, na ocasião da remoção do aparelho. Após a digitalização dos modelos de gesso do arco superior utilizando-se o scanner 3Shape R700 3D (3Shape A/S, Copenhage, Dinamarca), serão mensurados as dimensões transversas do arco dentário, a inclinação vestibulolingual dos dentes posteriores, o perímetro do arco dentário, além das dimensões transversas e o volume do palato. As alterações interfases serão avaliadas por meio do teste "t" pareado (p<0,05) e a comparação das características iniciais de cada grupo de estudo, assim como a comparação intergrupos do efeito da expansão, será realizada por meio do teste t independente (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MEDEIROS ALVES, ARTHUR CESAR; GARIB, DANIELA GAMBA; JANSON, GUILHERME; DE ALMEIDA, ARACI MALAGODI; CALIL, LOUISE RESTI. Analysis of the dentoalveolar effects of slow and rapid maxillary expansion in complete bilateral cleft lip and palate patients: a randomized clinical trial. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 20, n. 7, p. 1837-1847, . (13/08193-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Arthur César de Medeiros. Análise tridimensional dos efeitos dentoalveolares das expansões maxilares lenta e rápida nas fissuras labiopalatinas completas bilaterais: um ensaio clínico randomizado. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.