Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de bactérias oriundas da Antártica e investigação do potencial antiherpético

Processo: 13/05113-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiana Fantinatti Garboggini
Beneficiário:Mariana Bueno de Paula Nery
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Antártica

Resumo

O ambiente marinho apresenta uma biodiversidade muito vasta e, até o presente, ainda pouco explorada, tanto do ponto de vista da descrição de novas espécies quanto do potencial biotecnológico. A investigação do potencial dessa biodiversidade em produzir compostos naturais contra doenças que trazem prejuízos para a saúde pública e ambiental é de suma importância. Recentemente, algumas investigações do potencial biotecnológico do meio marinho como uma fonte de novas drogas tem sido em grande parte restrita a regiões tropicais e subtropicais, no entanto, a exploração está sendo expandida para regiões mais frias, incluindo Antarctica. Nas últimas décadas, houve um aumento de pesquisas científicas para a investigação do potencial biotecnológico de micro-organismos pscicrofílicos e muitas propriedades antivirais vêm sendo descoberta. Muitas doenças virais afetam a saúde humana, ambiental e animal, trazendo muitos prejuízos. Um dos vírus prejudiciais a saúde humana é o herpes vírus humano, tipo 1 (HSV-1) com quadro clínico de herpes labial. Uma vez que o indivíduo contrai o vírus, este se torna latente para a vida toda. Deve-se analisar que vírus são organismos com elevada taxa de mutação que podem se tornar rapidamente resistentes aos antivirais. Essas características afetam o controle de contenção desses micro-organismos e exige uma necessidade constante de atualização e disponibilidade de compostos, aprovados pela FDA (Food and Drug Administration), com propriedades antivirais. Um dos antivirais mais conhecidos e que foi utilizado para o controle do herpes vírus simplex é tipo 1 o ARA-A, que posteriormente foi substituído pelo aciclovir. Nesse contexto, esse trabalho visa identificar as espécies de micro-organismos marinhos isolados da Baía do Almirantado (Ilha Rei George), Antártica e compreender suas associações com as macroespécies, além de avaliar as propriedades antivirais para o herpes vírus simplex tipo 1.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NERY, Mariana Bueno de Paula. Identificação de bactérias oriundas da Antártica e investigação do potencial antiviral. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.