Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do Hormônio Tireoidiano Sobre a Regulação da Expressão de Proteínas Envolvidas com a Lipólise no Tecido Adiposo Branco Subcutâneo e Visceral.

Processo: 13/09244-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Mariana de França Oliveira da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/01897-7 - Efeito da 3,5-diiodo-l-tironina (T2) e 3,3',5-triiodo-l-tironina (T3) sobre a expressão de enzimas lipogênicas e lipolíticas no tecido adiposo branco de camundongos obesos submetidos a dieta hiperlipídica, BE.EP.MS
Assunto(s):Lipólise   Hormônios tireóideos   Fisiologia endócrina   Tecido adiposo branco

Resumo

Os hormônios tiroidianos exercem um reconhecido e potente efeito lipolítico no Tecido Adiposo Branco (TAB); no entanto pouco se conhece acerca dos mecanismos moleculares envolvidos nessas ações. Sabe-se que os principais efetores da ação lipolítica nesse tecido são a lipase hormônio sensível (HSL) e a lipase dos triglicerídeos específica dos adipócitos (ATGL), as quais hidrolisam os triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Outros componentes envolvidos na atividade lipolítica são os receptores beta adrenérgicos e as perilipinas, proteínas estas que envolvem os adipócitos, formando uma barreira protetora contra a ação HSL e ATGL. Sabe-se que os hormônios tiroidianos aumentam a expressão dos receptores beta adrenérgicos em vários tecidos, podendo exercer parte do seu efeito lipolítico por meio desse mecanismo. Com relação à ação dos HT sobre a HSL, os trabalhos são escassos e inconclusivos; menos ainda se sabe sobre o seu efeito sobre a ATGL e as peripilinas. Considerando a importância do tecido adiposo na homeostase energética e como fonte de citocinas relacionadas com a sensibilidade tecidual à insulina; que o metabolismo do tecido adiposo varia com a sua distribuição regional; e que as ações lipolíticas dos HT, importantes reguladores da homeostase energética, têm sido muito pouco exploradas, pretendemos investigar, em ratos, (a) se os HT interferem na expressão da HSL, ATGL, perilipina A, e dos receptores beta3 adrenérgicos no tecido adiposo branco, e (b) se essas ações diferem nos distintos depósitos de gordura, o que poderia ampliar o campo de conhecimentos sobre os seus efeitos lipolíticos e a nossa compreensão sobre a contribuição desses hormônios nas complicações associadas à obesidade e suas co-morbidades.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Mariana de França Oliveira da. Efeitos dos hormônios tireoidianos sobre a regulação da expressão de proteínas envolvidas com a lipólise no tecido adiposo branco subcutâneo e visceral.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.