Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do modo de transcrição e expressão de genes surf de Plasmodium falciparum

Processo: 13/12439-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Gerhard Wunderlich
Beneficiário:Tatiane Macedo Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Apesar de recentes sucessos no combate da malária em muitas regiões da malária, parasitas do gênero Plasmodium, continuam como uma ameaça significativa para populações humanas em áreas tropicais. Para aumentar suas chances de sobrevivência no hospedeiro imunocompetente, o parasita desenvolveu um sofisticado sistema de expressão de proteínas na superfície da hemácia infectada. No caso de Plasmodium falciparum que causa a forma mais perigosa das malarias humanas, algumas destas proteínas exportadas para superfície da hemácia infectada são transportadores, outras são ligantes de receptores endoteliais e envolvidos na citoaderência de hemácias infectadas (exemplo proteínas PfEMP1). Além disso, existem muitas outras proteínas exportadas que não possuem um papel definido. Entre essas se encontram os membros da família SURFIN que consiste de 10 membros diferentes no genoma da cepa Plasmodium falciparum 3D7 e de outras cepas já seqüenciadas. Em um estudo recente conduzido no nosso laboratório obtivemos primeiras evidências que genes surf são transcritos de forma semelhante à de genes var (que codificam PfEMP1) com a exceção de um alelo que é constitutivamente transcrito. No projeto proposto, planejamos verificar a transcrição e expressão de genes surf em linhagens da cepa 3D7 aderentes em diferentes receptores endoteliais. Estudaremos também a transcrição de genes surf em isolados de campo cultivados in vitro no laboratório. Finalmente propomos a criação de uma linhagem P. falciparum transgênica com o alelo surf constitutivo fusionado a um domínio de desestabilização condicional, permitindo assim verificar a função da proteína.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO-SILVA, TATIANE; DUQUE ARAUJO, ROSANA BEATRIZ; MEISSNER, KAMILA ANNA; FOTORAN, WESLEY LUZETTI; MEDEIROS, MARCIA MELO; DE AZEVEDO, MAURO FERREIRA; WUNDERLICH, GERHARD. Knockdown of the Plasmodium falciparum SURFIN4.1 antigen leads to an increase of its cognate transcript. PLoS One, v. 12, n. 8 AUG 11 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tatiane Macedo. Estudo do modo de transcrição e expressão dos genes surf de Plasmodium falciparum.. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.