Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas de retalho semilunar com ou sem associação à proteína derivada da matriz do esmalte para o tratamento de recessões gengivais Classe I de Miller: estudo clínico controlado randomizado

Processo: 13/13098-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Enilson Antonio Sallum
Beneficiário:Isabela Lima França Grohmann
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Retração gengival   Reparação periodontal

Resumo

A recessão gengival é caracterizada por um posicionamento apical da margem gengival em relação à junção cemento-esmalte (American Academy of Periodontology - AAP, 2001). Dentre as técnicas propostas para o tratamento desta condição, destaca-se o retalho semilunar posicionado coronariamente (RSPC) (Tarnow, 1986). Associação de técnicas de recobrimento radicular com o uso de gel contendo Proteínas Derivadas da Matriz do Esmalte tem sido abordada ultimamente, com o intuito de melhorar os resultados clínicos. Portanto, o objetivo deste estudo será avaliar, clinicamente, a utilização do RSPC para tratamento de recessões gengivais, com ou sem associação à proteína derivada da matriz do esmalte. Serão selecionados 30 pacientes com recessão gengival vestibular classe I de Miller com altura maior ou igual a 2,0mm e menor ou igual a 4,0 mm, em caninos ou pré-molares superiores. Parâmetros clínicos a serem avaliados: altura (RG) e largura (LRG) da recessão, nível de inserção clínica (NIC), profundidade de sondagem (PS), altura da faixa de tecido queratinizado (ATQ), espessura gengival (ETQ) e largura papilar (LP). Para análise dos parâmetros PS, RG e NIC, será utilizada a análise de variância, teste de Friedman para a comparação intragrupo e o teste de Mann-Whitney para a comparação intergrupo. Os parâmetros de ETQ e ATQ serão analisados pelo teste de Wilcoxon para comparação intragrupo e Mann-Whitney para a comparação intergrupo. Os parâmetros LRG, LP serão analisados usando o Teste T não pareado para análise da diferença entre os grupos. A hipersensibilidade dentinária ao frio será avaliada através da escala de Schiff e escala visual analógica (VAS). A avaliação estética será realizada através da Escala Estética para Recobrimento Radicular (RES). As medições serão feitas antes da fase cirúrgica (baseline), 45 dias, 60 dias, 3 e 6 meses após as cirurgias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA-GROHMANN, ISABELA LIMA; MENCK SANGIORGIO, JOAO PAULO; BUENO, MANUELA ROCHA; VIANA CASARIN, RENATO CORREA; SILVERIO, KARINA GONZALES; NOCITI, JR., FRANCISCO HUMBERTO; CASATI, MARCIO ZAFFALON; SALLUM, ENILSON ANTONIO. Does enamel matrix derivative application improve clinical outcomes after semilunar flap surgery? A randomized clinical trial. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 2, p. 879-887, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.