Busca avançada
Ano de início
Entree

Aproveitamento da fração de pentoses da biomassa lignocelulósica de cana-de-açúcar para obtenção de ácido succínico

Processo: 13/08843-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 04 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Jose Geraldo da Cruz Pradella
Beneficiário:Priscila Vaz de Arruda
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bioprocessos   Bagaço de cana-de-açúcar   Hidrolisado hemicelulósico   Ácido succínico

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o aproveitamento de biomassas vegetais como as resultantes da atividade agrícola e florestal faz parte de um esforço mundial de desenvolvimento de biocombustíveis, produtos químicos e energia. No caso do Brasil, uma das principais biomassas é o bagaço de cana que dentre várias aplicações tem sido aproveitado no setor sucroalcooleiro para geração de energia elétrica ao mesmo tempo em que pode ser utilizado nas pesquisas para a obtenção de diferentes produtos de valor agregado, como o ácido butanodióico, mais conhecido como ácido succínico. Atualmente, este ácido é produzido pela síntese química envolvendo a hidrólise de produtos derivados do petróleo, o qual está associado a processos ambientalmente não favoráveis, gerando níveis de poluição. Considerando a larga utilização do ácido succínico como especialidade química para aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica, além de ser base para o fornecimento de uma série de substâncias intermediárias e produtos finais importantes na indústria química, principalmente de biopolímeros a partir de succinato, o presente projeto visa à produção de ácido succínico a partir de uma rota alternativa à química, a rota biotecnológica. Neste contexto, será avaliada a produção do ácido por bactérias pré-selecionadas a partir de diferentes condições de cultivo em hidrolisado de bagaço de cana rico em pentoses uma vez que há poucos estudos desta produção a partir de açúcares C5.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KLEIN, BRUNO C.; SILVA, JEAN F. L.; JUNQUEIRA, TASSIA L.; RABELO, SARITA C.; ARRUDA, PRISCILA V.; IENCZAK, JACIANE L.; MANTELATTO, PAULO E.; PRADELLA, JOSE G. C.; VAZ JUNIOR, SILVIO; BONOMI, ANTONIO. Process development and techno-economic analysis of bio-based succinic acid derived from pentoses integrated to a sugarcane biorefinery. BIOFUELS BIOPRODUCTS & BIOREFINING-BIOFPR, v. 11, n. 6, p. 1051-1064, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.