Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do efeito de adição do marcador Rodamina B em propriedades mecânicas de sistemas adesivos não simplificados

Processo: 13/08902-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Linda Wang
Beneficiário:Camila Moreira Machado
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Microscopia confocal   Adesivos dentinários   Resistência de união (odontologia)   Dentística

Resumo

A rodamina B é um marcador fluorescente que vem sendo empregado em odontologia, para a avaliação de diversos aspectos de restaurações adesivas, principalmente associado à microscopia confocal de varredura a laser. Acrescentando-se rodamina a sistemas adesivos, é possível observar as características micromorfológicas da distribuição dos componentes resinosos pela dentina previamente desmineralizada, bem como diagnosticar possíveis alterações ou defeitos na interface adesiva, entretanto, pouco se sabe como essa modificação pode alterar o sistema adesivo de forma a influenciar na adesão. A proposta deste estudo in vitro é avaliar o efeito da adição de rodamina B em duas diferentes concentrações: C1 (0,10mg/ml) e C2 (menor concentração que será determinada em estudo piloto) em sistemas adesivos não simplificados considerados padrão-ouro em suas categorias: Adper" Scotchbond" Multi-Purpose (MP) - convencional de 3 passos, e Clearfil" SE Bond (SE) - autocondicionante de 2 passos, considerando as hipóteses nulas de que não há diferença na resistência adesiva em diferentes concentrações e tempos, bem como avaliar este efeito na microdureza superficial. Para esses estudos, o experimento será dividido em diferentes etapas: Etapa A - Determinação de uma nova proporção de unidade de massa de rodamina B por unidade de volume de adesivo, de acordo com os sistemas adesivos a serem avaliados, desde que essa seja suficiente para a adequada visualização do corante em espécimes confeccionados para avaliação em microscópio confocal e tendo como valor de referência a proporção de 0,10mg/ml. Etapa B - A partir das duas concentrações de rodamina, a avaliação da adesão será realizada para cada sistema adesivo aplicado à dentina em espécimes confeccionados para análise com testes de microtração nos tempos de 7 dias, 6 meses e 12 meses. O modo de fratura será avaliado qualitativamente por microscopia óptica (x40). Etapa C - Avaliação da microdureza de superfície da dentina com a aplicação dos sistemas adesivos puros e experimentais. Os resultados obtidos pelos diferentes testes serão avaliados estatisticamente, adotando-se o nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, CAMILA MOREIRA; BIM JUNIOR, ODAIR; GIACOMINI, MARINA CICCONE; ZARDIN GRAEFF, MARCIA SIRLENE; PIMENTEL GARCIA, FERNANDA CRISTINA; RIOS, DANIELA; HONORIO, HEITOR MARQUES; WANG, LINDA. Effect of ethanol-dissolved rhodamine B marker on mechanical properties of non-simplified adhesives. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 84, p. 145-150, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Camila Moreira. Análise do efeito de adição do marcador Rodamina B em propriedades mecânicas de sistemas adesivos não simplificados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.