Bolsa 13/16410-3 - Desenvolvimento de software, Aplicativos móveis - BV FAPESP
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Biomabilidade 3D: imagens tridimensionais interativas sobre os biomas brasileiros usando dispositivos móveis (tablets e smartphones)

Processo: 13/16410-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Claudio Fernando Andre
Beneficiário:Thiago Lins Vanderley
Vinculado ao auxílio:12/51373-9 - Biomabilidade 3D: imagens interativas para dispositivos móveis (tablets e smartphones) sobre os biomas brasileiros, AP.PIPE
Assunto(s):Desenvolvimento de software   Aplicativos móveis   Imagem tridimensional   Dispositivos móveis   Computador no ensino   Ensino e aprendizagem   Ecossistemas   Bioma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imagens 3D | Imagens 3D

Resumo

O objetivo geral desta investigação é pesquisar e desenvolver o aplicativo Biomabilidade 3D, referente a imagens tridimensionais interativas para dispositivos móveis (tablets e smartphones) considerando a fauna e a flora dos 06 biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal), que poderá ser comercializado e utilizado por instituições de ensino, professores e alunos da educação básica de todo o território nacional, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Química, Física e Biologia. Para atingir o objetivo geral, as seguintes atividades estão previstas: 1. Fazer a revisão bibliográfica de estudos anteriores; 2. Identificar os principais aspectos tecnológicos e pedagógicos que possam contribuir para a criação e desenvolvimento do aplicativo Biomabilidade 3D, o site e o ambiente virtual de aprendizagem; 3. Manter os colaboradores e parceiros envolvidos em todas as fases de desenvolvimento do projeto; 4. Identificar as principais características de materiais didáticos que subsidiem e complementem a prática docente por meio da utilização de imagens 3D interativas para dispositivos móveis (tablets e smartphones), que funcionam com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone, para serem utilizados em diversas disciplinas da educação básica; 5. Promover a inclusão digital móvel de educadores, ao capacitar professores, para testar e utilizar as imagens 3D interativas para dispositivos móveis; 6. Promover a formação continuada de educadores, ao capacitar professores para atuarem na replicação e sustentabilidade do projeto com imagens 3D interativas para dispositivos móveis; 7. Identificar parcerias (instituições e colaboradores) e oportunidades que possam contribuir para a geração de renda. Na tentativa de acompanhar o processo de mudança provocado pela expansão dos dispositivos móveis no Brasil e inserir uma cultura educacional onde os conteúdos sejam abordados de forma mais próxima da realidade (que até então para os emergentes digitais era encarada como ficção), o foco deste projeto de pesquisa, considera as seguintes questões: a) que recursos contextualizados podem ser desenvolvidos para contribuir com o desenvolvimento sociocultural e cognitivo de professores (emergentes digitais) e alunos (nativos digitais) dos diversos locais do território nacional? Como valorizar conteúdos locais usando os recursos de dispositivos da era digital móvel em um país de dimensões continentais como o Brasil? Para responder a estas principais questões, a fase 1 deste projeto de pesquisa será desenvolvida no período de 09 meses pela empresa Educommatica: Educação, Comunicação e Informática que, por meio da profunda experiência de seus pesquisadores e colaboradores, pretende obter como resultado um aplicativo para dispositivos móveis contextualizado voltado para o cenário brasileiro, que possa ser utilizado por alunos e professores de instituições de todo o território nacional, assim como por pessoas e organizações interessadas em produtos e serviços contemporâneos que respeitam e buscam valorizar a cultura local, social e educacional em suas ações e projetos.

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