Busca avançada
Ano de início
Entree

O superaglomerado de galáxias SC0028-0001 sob lentes gravitacionais

Processo: 13/14817-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Eduardo Serra Cypriano
Beneficiário:Mirian Castejon Molina
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/00800-4 - O universo em 3-D: astrofísica com grandes levantamentos de galáxias, AP.TEM
Assunto(s):Matéria escura   Aglomerados de galáxias   Lentes gravitacionais

Resumo

O objetivo desse projeto é submeter a região central do superaglomerado de galáxias SC0028-0001 a uma análise através da técnica de lentes gravitacionais fracas. Esse trabalho insere-se dentro de um contexto mais amplo do estudo desse superaglomerado por diversas técnicas, incluindo a análise dinâmica e por raios-X. O objetivo final é testar se o modelo do colapso esférico fornece uma boa descrição para a região central desse sistema. Para efetuar a análise de lentes dispomos de imagens do CFHT em três bandas (gri) com excelente profundidade e qualidade de imagem. Os objetivos específicos desse projeto são a identificação dos aglomerados que compõe o superaglomerado num mapa de massa projetado, a estimativa individual de massa de cada componente e uma busca por filamentos que eventualmente conectariam todas essas estruturas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
O'MILL, ANA LAURA; PROUST, DOMINIQUE; CAPELATO, HUGO V.; CASTEJON, MIRIAN; CYPRIANO, EDUARDO S.; LIMA NETO, GASTAO B.; SODRE, JR., LAERTE. Structure and dynamics of the supercluster of galaxies SC0028-0005. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 453, n. 1, p. 868-878, OCT 11 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.