Bolsa 13/10947-5 - Educação ambiental, Ensino de ciências - BV FAPESP
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Alfabetização política nas pesquisas que relacionam educação ambiental e o ensino das ciências da natureza

Processo: 13/10947-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 19 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 12 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luiz Marcelo de Carvalho
Beneficiário:Luiz Marcelo de Carvalho
Pesquisador Anfitrião: Ralph Levinson
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Educação ambiental   Ensino de ciências   Educação política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | ensino de ciencias | Pesquisa em Educação Ambiental | Temática Ambiental | Educação Ambiental e Ensino de Ciências

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações desenvolvidas no Brasil e no Reino Unido, que tem como foco a Educação ambiental e a Educação Científica, que exploram aspectos relacionados com o "letramento político". Este projeto está relacionado a três outros projetos de pesquisa mais abrangentes: "A Educação Ambiental no Brasil: a análise da produção acadêmica - teses e dissertações", desenvolvido pelo grupo de pesquisa "A temática ambiental e o processo educativo", "Alfabetização política como um componente da formação de professores de ciências: oportunidades e desafios para a prática", que estamos desenvolvendo em colaboração com o Doutor Ralph Levinson do Instituto de Educação da Universidade de Londres e financiado pela British Academy, e um terceiro projeto que analisa artigos em periódicos brasileiros e britânicos que abordam as relações entre Educação Ambiental e Educação Científica. A análise comparativa do processo de construção de sentidos sobre as relações entre "Educação Ambiental", "Alfabetização Científica" e "Alfabetização Política" presente nos projetos de pesquisa sobre Educação Ambiental desenvolvidos no Brasil e no Reino Unido, além de revelar nuances sobre o "estado da arte" em educação ambiental nesses países, pode oferecer elementos importantes para os projetos e as colaborações em andamento entre os dois grupos de pesquisa. Tomamos como ponto de partida os pressupostos que têm orientado as pesquisas em andamento que estão sendo desenvolvidas em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Londres, que exploram as elações entre educação ambiental e ensino das ciências naturais, e aquelas que guiaram os estudos sobre o estado da arte da Educação Ambiental no Brasil. Neste estudo em particular, temos como objetivo investigar o processo de construção de sentidos em "alfabetização política" a partir da análise de teses e dissertações sobre Educação Ambiental, considerando, especialmente, a apropriação pelos autores de conceitos como "cidadania" e "democracia". Considerando este objetivo geral da pesquisa, podemos salientar algumas questões que orientarão o desenvolvimento da pesquisa: em que espaços institucionais e em que contextos acadêmicos as pesquisas em educação ambiental que exploram as relações entre as práticas pedagógicas e a alfabetização política estão sendo desenvolvidas? Em que medida esses contextos oferecem oportunidades para a construção de sentidos sobre essas questões, ou, por outro lado, impõem limites a essa construção? Em outras palavras, até que ponto as características da pesquisa em educação ambiental que identificamos hoje estão sendo moldadas por esses contextos de produção? Os diferentes contextos educacionais têm sido contemplados nas pesquisas? Quais são os temas recorrentes e que problemas têm sido privilegiados nas pesquisas em Educação Ambiental e em "Alfabetização Política"? Que objetivos e que referenciais teórico - metodológicos têm sido explorados pelos autores? Considerando essas questões e os objetivos mais gerais da pesquisa, a coleta e a análise dos dados serão conduzidas considerando duas perspectivas que são, ao mesmo tempo, particulares e complementares: a análise de conteúdos e a análise do processo de produção de, em um gênero discursivo muito particular: as teses e dissertações em Educação Ambiental e em Educação em Ciências Naturais, que, de certa maneira, têm as questões ambientais como foco de pesquisa. (AU)

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