Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da discriminação isotópica para avaliar a contribuição da parte área e das raízes em aportar carbono para o solo

Processo: 13/13451-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 19 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:João Luís Nunes Carvalho
Beneficiário:João Luís Nunes Carvalho
Anfitrião: Evan H. Delucia
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Assunto(s):Matéria orgânica do solo   Cana-de-açúcar   Palhas   Carbono

Resumo

A colheita mecanizada e a manutenção da palha de cana-de-açúcar na superfície do solo modificou o setor sucroenergético. Dentre estas modificações, destaque tem sido dado ao input de resíduos culturais e o consequente aumento nos estoques de carbono (C) do solo. A palha e as raízes são os principais inputs de C, e atualmente não se tem conhecimento da participação destes compartimentos no fornecimento de C para o solo.Esta carência de informações está associada, sobretudo à dificuldade de se avaliar o sistema radicular da cultura e a potencial incorporação de C no solo. Este projeto se baseia na hipótese de que a correta avaliação da participação da palha e das raízes em fornecer C para o solo auxiliará na decisão de quanto de palha deve ser mantida no solo visando à sustentabilidade do canavial. O objetivo deste projeto está dividido em três etapas: i) avaliar equipamentos e metodologias para avaliação, diretamente no campo, das perdas CO2, da origem destas perdas e estimar a contribuição da parte aérea e raízes em aportar C no solo em áreas de produção Miscathus e Switchgrass na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC); ii) após este período no exterior, o objetivo central será trazer estas metodologias para serem utilizadas em áreas de cana-de-açúcar no Brasil; iii) por fim, espera-se que este seja o início de um programa de intercâmbio entre pesquisadores da UIUC e do CTBE. Este projeto terá oito meses de duração, dos quais três meses serão destinados a atividades de campo e o tempo restante para interpretação dos dados e valorização de resultados de projetos anteriores e pesquisas em andamento pelo grupo de coordenado pelo Dr Evan DeLucia na UIUC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, JOAO L. N.; HUDIBURG, TARA W.; FRANCO, HENRIQUE C. J.; DELUCIA, EVAN H. Contribution of above- and belowground bioenergy crop residues to soil carbon. Global Change Biology Bioenergy, v. 9, n. 8, p. 1333-1343, AUG 2017. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.