Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social de um mercado: o surgimento da indústria da reciclagem de plástico no Brasil.

Processo: 12/23317-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mário Sacomano Neto
Beneficiário:Silvio Eduardo Alvarez Candido
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Meio ambiente

Resumo

A pesquisa busca analisar a emergência da indústria da reciclagem no Brasil com base na teoria dos Campos de Ação Estratégica. É evidente a crescente preocupação mundial com a conservação ambiental nas últimas décadas, que se reflete na pauta dos mais diversos espaços sociais, desde as negociações multilaterais internacionais até a educação básica nas escolas de todo o mundo. Os materiais poliméricos conhecidos como plásticos figuram entre os vilões da degradação ambiental resultante do crescimento econômico e industrial. A alta reciclabilidade desses materiais aos poucos se torna um importante contra-argumento dos produtores para legitimar seu uso e é nesse contexto que a reciclagem dos plásticos se torna nos últimos anos uma atraente oportunidade de negócios. O surgimento dessa indústria no país evidencia a influência de aspectos sociais, culturais e políticos geralmente renegados nas teorias econômicas ortodoxas. Nestas abordagens, os mercados são entendidos como mecanismos puros de formação de preços pelo encontro da oferta e da demanda, demonstrado e aplicado por meio de sofisticadas formulações matemáticas. Essa interpretação estreita e influente tem sido questionada por autores de vertentes sociológicas contemporâneas que se propõem a estudar os fenômenos técnicos e econômicos enquanto construções sociais, dentre as quais de destaca a fundamentada na abordagem dos Campos de Ação Estratégica. Este projeto propõe o estudo do caso da indústria da reciclagem de plásticos no Brasil com base nesse referencial por meio de uma abordagem predominantemente qualitativa e que toma como referência o método prosopográfico. Serão coletadas informações primárias com atores relevantes desse mercado emergente, sobretudo, por meio de entrevistas reconstituindo historicamente a forma como atores criaram esse campo nas últimas décadas. Informações secundárias também serão utilizadas. A análise dos dados será feita a luz da teoria por meio da criação de categorias e usando a técnica da Análise de Correspondência Múltipla.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVAREZ CANDIDO, SILVIO EDUARDO; SOULE, FERNANDA VERISSIMO; NETO, MARIO SACOMANO. The Emergence of ``Solidarity Recycling{''} in Brazil: Structural Convergences and Strategic Actions in Interconnected Fields. ORGANIZATION & ENVIRONMENT, v. 32, n. 3, p. 363-385, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
SILVIO EDUARDO ALVAREZ CANDIDO; MAURO ROCHA CÔRTES; OSWALDO MÁRIO SERRA TRUZZI; MÁRIO SACOMANO NETO. Campos nos estudos organizacionais: abordagens relacionais?. Gestão & Produção, v. 25, n. 1, p. -, Mar. 2018.
Campos nos estudos organizacionais: abordagens relacionais?. Gestão & Produção, n. ahead, p. -, 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.