Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre auxina e etileno nas respostas do tomateiro à deficiência de ferro

Processo: 13/04316-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 21 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Rogério Falleiros Carvalho
Beneficiário:Carolina Cristina Monteiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento e desenvolvimento   Nutrição vegetal   Tomateiro   Estresse oxidativo   Ferro

Resumo

Em plantas, o ferro (Fe) é um dos mais importantes elementos essenciais. Por exemplo, o Fe é componente fundamental de enzimas envolvidas na transferência de elétrons, atuando desse modo nas reações fotoquímicas da fotossíntese, na redução do nitrato e sulfato bem como na assimilação do nitrogênio durante a fixação biológica deste elemento. Dessa forma, as respostas das plantas à deficiência de Fe têm recebido bastante atenção visto que uma série de mudanças moleculares, bioquímicas e morfológicas ocorre na carência desse nutriente. Recentes evidências têm mostrado que os hormônios são componentes fundamentais da via de sinalização de resposta à deficiência de Fe, sendo que a auxina e o etileno parecem fortemente modular essa resposta. Entretanto, o controle hormonal da deficiência de Fe ainda é bastante complexo em função da bem documentada existência de interações entre os hormônios. Dessa forma, considerando o papel da auxina e do etileno nas respostas à deficiência de Fe, a seguinte questão pode ser levantada: as mudanças moleculares, bioquímicas e morfológicas dependem da interação entre essas moléculas durante a carência de Fe? Para tentar responder essas questões, o objetivo do presente projeto é estudar a interação entre auxina e etileno nas respostas à deficiência de Fe em plantas de tomateiro, uma das hortaliças mais importantes do mundo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Carolina Cristina. Interação entre auxina e etileno nas respostas do tomateiro à deficiência de ferro. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.