Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de avaliação de resultados do programa de acreditação hospitalar

Processo: 13/05302-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Carmen Silvia Gabriel
Beneficiário:Graziela Caldana
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/17255-4 - Modelo de avaliação de resultados do programa de acreditação hospitalar, BE.EP.DD
Assunto(s):Serviços de saúde   Acreditação hospitalar   Qualidade da assistência à saúde   Melhoria de qualidade

Resumo

A qualidade da assistência à saúde é determinada por um processo complexo de aspectos que incluem o julgamento dos profissionais e usuários. Garantir a qualidade é, basicamente, um esforço para achar e superar problemas, ou seja, é modificar o desempenho e o comportamento dos profissionais, das instituições e dos sistemas em direção a práticas mais apropriadas e aceitáveis em termos de resultados e custos para a saúde. A avaliação dos serviços de saúde somente poderá ser conduzida a partir do estabelecimento de critérios, padrões e indicadores que podem estar determinados em programas específicos de qualidade para tais como os programas de acreditação hospitalar. Destacando o programa de acreditação hospitalar enquanto objeto desta investigação, espera-se que este projeto alcance o seu objetivo de investigar à acreditação hospitalar, na óptica dos profissionais, considerando a sua mensuração na perspectiva da promoção da qualidade. Este estudo se desenvolverá em duas etapas, sendo a primeira um estudo de natureza metodológica com vistas a realizar a adaptação transcultural e validação do instrumento "Quality Improvement Implementation Survey II", desenvolvido por Shortell (1995). A segunda etapa trata-se de um estudo transversal quando ocorrerá a mensuração de aspectos relacionados à liderança; qualidade do planejamento estratégico; utilização de recursos humanos; qualidade da gestão, resultados de qualidade e satisfação do cliente em hospitais acreditados, sob a óptica dos profissionais, utilizando-se o instrumento validado e adaptado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Adaptação transcultural e validação do questioná¡rio Quality Improvement Implementation Survey e subescalas do Preparation of Health Services for Accreditation. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.