Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento de extratos vegetais com atividade sobre o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus de bovinos e Haemonchus contortus de ovinos

Processo: 13/12152-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Souza Chagas
Beneficiário:Luciana Ferreira Domingues
Instituição-sede: Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fitoterapia

Resumo

Os antiparasitários sintéticos têm sido a principal forma de controle parasitário, entretanto, devido ao seu uso intenso e indiscriminado, surgiram problemas de resistência dos parasitas e de resíduos nos alimentos de origem animal e no ambiente. Os extratos vegetais, frações purificadas ou seus isolados podem ser uma ferramenta na redução do uso dos antiparasitários sintéticos, além de prolongar a vida útil dos produtos comerciais hoje disponíveis. Os estudos fitoquímicos de extratos vegetais fornecem informações quanto à natureza dos bioativos, o que permite o monitoramento da qualidade dos extratos e embasamento para elaboração de futuras formulações antiparasitárias. A Embrapa Pecuária Sudeste (CPPSE) possui a linha de pesquisa de extratos vegetais no controle parasitário de bovinos e ovinos. Possuímos um especialista na produção dos extratos de forma que os mesmos são produzidos de forma contínua dentro dos projetos de pesquisa do CPPSE, que já possui a Autorização para atividades com finalidade científica concedida pelo MMA e SISBIO (n°. 37006-1). Na presente proposta, pretende-se realizar um screening in vitro da atividade dos 100 extratos produzidos até agora sobre o carrapato R. (B.) microplus e sobre nematoides gastrintestinais de ovinos, por meio de metodologias preconizadas pelas organizações internacionais de parasitologia veterinária e padronizadas no CPPSE. De uma forma interdisciplinar e com o apoio de todos os parceiros envolvidos, pretende-se fracionar e identificar classes de metabólitos dos extratos mais ativos, bem como avaliar a atividade antiparasitária dos melhores candidatos em testes in vivo sobre bovinos e ovinos parasitados no CPPSE.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA CHAGAS, ANA CAROLINA; DOMINGUES, LUCIANA FERREIRA; ALEMAN GAINZA, YOUSMEL; BARIONI-JUNIOR, WALDOMIRO; ESTEVES, SERGIO NOVITA; MEO NICIURA, SIMONE CRISTINA. Target selected treatment with levamisole to control the development of anthelmintic resistance in a sheep flock. Parasitology Research, v. 115, n. 3, p. 1131-1139, MAR 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.