Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural de dispersões aquosas de lipídios aniônicos

Processo: 13/14296-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Daniela Akiko Nomura
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/14695-6 - SAXS na caracterização estrutural de dispersões aquosas de DMPG, BE.EP.DD
Assunto(s):Biofísica   Lipídeos   Fosfolipídeos   Marcadores de spin   Varredura diferencial de calorimetria   Espectroscopia de ressonância de spin eletrônica   Espalhamento de raios X a baixos ângulos

Resumo

Este projeto está inserido em um estudo amplo, experimental e teórico, sobre dispersões lipídicas aniônicas, desenvolvido pelo Grupo de Biofísica do IFUSP, e seus colaboradores. Propomos aqui o estudo estrutural de dispersões aquosas do fosfolipídio aniônico, saturado DMPG (dimiristoil fosfatidilglicerol), em meios de diferentes forças iônicas, com a utilização de diversas técnicas físicas. Existem estudos para DMPG em baixa força iônica, mas na presença de tampão (força iônica ~ 10 mM). Entretanto, alguns trabalhos na literatura sugerem estruturas muito peculiares para dispersões de DMPG em água. Pretendemos estudar estas dispersões, e compará-las com dispersões em tampão, à baixa força iônica. Com o DMPG em água, pretende-se enfatizar as interações eletrostáticas entre as cabeças polares dos lipídios, que não estarão blindadas pela presença de sais, e monitorar, por diversas técnicas físicas, os agregados presentes na dispersão, e suas interações em meio aquoso. Para a melhor compreensão das interações entre as regiões polares da superfície da bicamada e as caudas hidrocarbônicas, pretendemos estudar dispersões lipídicas mistas, com DMPG e lipídios neutros, e outros lipídios aniônicos, mas com cadeias hidrocarbônicas maiores, como o DPPG (dipalmitoil fosfatidilglicerol). Várias técnicas serão empregadas: espalhamento de luz, tanto estático (SLS) como dinâmico (DLS), para monitorar o tamanho dos agregados e suas interações, a calorimetria diferencial de varredura (DSC) para observar as possíveis transições de fase dos agregados, e as técnicas de espalhamento de raios-X a baixo ângulo (SAXS) e Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) de marcadores de spin incorporados aos agregados, que possibilitam o estudo da estrutura dos agregados em escala molecular. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOMURA, Daniela Akiko. Caracterização estrutural de dispersões aquosas de lipídios aniônicos. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.