Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de concentração ambiental dos antibióticos oxitetraciclina e florfenicol em peixes.

Processo: 13/08143-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Valdemar Luiz Tornisielo
Beneficiário:Rafael Grossi Botelho
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genotoxicidade   Antibióticos   Ecotoxicologia

Resumo

Uma avaliação da genotoxicidade e indução de alterações branquiais em tilápias (Oreochromis niloticus) e curimbatá (Prochilodus Lineatus) ou pacu (Piaractus Mesopotamicus) após exposição dos antibióticos florfenicol e oxitetraciclina será investigada. Para tanto, este estudo será realizado em duas etapas. Na primeira, será realizada exposição da concentração ambiental dos antibióticos florfenicol e oxitetraciclina encontradas na água da Represa de Ilha Solteira (Santa Fé do Sul, São Paulo), onde está localizada uma das maiores criações de tilápia do Brasil, além da metade e do dobro da concentração ambiental, para verificação da indução de micronúcleos, quebras no DNA, alterações nucleares eritrocitárias e branquiais. O controle negativo e positivo também será utilizado. Na segunda etapa, as mesmas respostas genotóxicas da primeira etapa, ou seja, indução de micronúcleos e outras alterações nucleares e quebras na fita do DNA através do ensaio do cometa serão avaliadas após exposição de tilápia e curimbatá ou pacu a misturas da concentração ambiental de oxitetraciclina e florfenicol, do dobro da concentração ambiental para ambos antibióticos, além das concentrações isoladas. Também neste caso, o controle negativo e positivo também será utilizado. Para ambas as etapas, o período de exposição será de 96 horas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOTELHO, R. G.; CHRISTOFOLETTI, C. A.; CORREIA, J. E.; ANSOAR, Y.; OLINDA, R. A.; TORNISIELO, V. L. Genotoxic responses of juvenile tilapia (Oreochromis niloticus) exposed to florfenicol and oxytetracycline. Chemosphere, v. 132, p. 206-212, AUG 2015. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.