Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho, qualidade de carcaça e da carne de cordeiros alimentados com silagens de milho de sistema sustentável de integração lavoura-pecuária

Processo: 13/07241-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 19 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Rafael Silvio Bonilha Pinheiro
Beneficiário:Keny Samejima Mascarenhas Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Ovinos   Digestibilidade   Panicum maximum   Consórcio

Resumo

A ovinocultura brasileira encontra-se em constante crescimento, devido à alta demanda interna do produto, acrescido pelo aumento da renda de uma parcela da população que começa a consumir a carne ovina com maior frequência. Com a alta demanda de carne, os consumidores passam a exigir produtos de melhor qualidade e preços mais acessíveis. Assim a integração lavoura-pecuária em sistema de plantio direto vem sendo muito utilizada, no intuito de diminuir custos na produção de forragens, utilizando menor quantidade de adubos, devido os resíduos vegetais deixados pela cultura anterior. Podendo também gerar lucro com a venda dos grãos da cultura consorciada ou a diminuição nos custos das dietas, quando este material é ensilado e fornecido aos animais, pois em silagens de plantas consorciadas os teores energéticos e protéicos podem satisfazer exigências de manutenção dos ruminantes. O trabalho de pesquisa será realizado na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Setor de Ovinocultura da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FE/UNESP), com o objetivo de avaliar o consumo, desempenho, digestibilidade, características de carcaça e qualidade da carne de 24 cordeiros não castrados ½ Dorper ½ Santa Inês de parto simples com aproximadamente 15 kg e 60 dias de idade, alojados em baias individuais e alimentados com silagem de milho advinda de cultivo exclusivo (MS), silagem de milho do consórcio com Urochloa brizantha cv. MG-5 (MU) e silagem de milho do consórcio com Panicum maximum cv. Tanzânia (MP) provindas de um sistema de integração lavoura-pecuária sob sistema de plantio direto. Também será realizada a análise econômica da terminação dos cordeiros alimentados com estes volumosos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, NIDIA RAQUEL; ANDREOTTI, MARCELO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; PARIZ, CRISTIANO MAGALHAES; MASCARENHAS LOPES, KENY SAMEJIMA; DE ALMEIDA YOKOBATAKE, KAZUO LEONARDO; FERREIRA, JOAO PAULO; DA ROCHA LIMA, CESAR GUSTAVO; DE SOUZA, DANIEL MARTINS. Effect of Intercropped Tropical Perennial Grasses on the Production of Sorghum-Based Silage. AGRONOMY JOURNAL, v. 108, n. 6, p. 2379-2390, NOV-DEC 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Keny Samejima Mascarenhas. Desempenho, qualidade de carcaça e da carne de cordeiros alimentados com dietas contendo silagens de milho consorciadas ou não com capins tropicais. 2014. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.