Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças de 3, 4 e 5 anos de idade: um estudo experimental sobre diferentes tipos de intervenção em segmentação fonêmica

Processo: 13/12602-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Regina Maluf
Beneficiário:Renan de Almeida Sargiani
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/00711-7 - Impacto da instrução em consciência fonêmica nas fases iniciais do desenvolvimento na aprendizagem de leitura e de escrita, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação infantil   Aprendizagem   Escrita   Leitura

Resumo

O objetivo deste estudo é determinar o efeito da instrução em segmentação fonêmica associada à observação direta de expressões faciais fonoarticulatórias. Estudos anteriores demonstraram que observar imagens da articulação de fonemas beneficia a aprendizagem da habilidade de segmentação fonêmica e, por conseguinte a aprendizagem de leitura e de escrita. No entanto, esses estudos foram feitos com programas de intervenção aplicados de forma individual e com materiais de difícil acesso à maioria dos professores. No presente estudo propõe-se uma situação experimental mais próxima a de salas de aulas com a instrução em segmentação fonêmica feita de forma coletiva. Crianças de 3, 4 e de 5 anos serão designadas para uma de três condições experimentais: instrução em segmentação fonêmica com observação direta de expressões faciais fonoarticulatórias (ODEF), instrução em segmentação fonêmica simples (SFS) e uma condição controle que não receberá nenhum treinamento. Espera-se que a condição ODEF seja mais eficaz porque inclui um recurso mnemônico complementar que é a observação direta de expressões faciais fonoarticulatórias. Este estudo experimental se desenvolverá ao longo de 2 anos, em 6 fases: pré-teste, treino de nivelamento, intervenção e três pós-testes com intervalos de 7 dias, 30 dias e 1 ano após a intervenção. Participarão do estudo aproximadamente 270 crianças de 3, 4 e 5 anos (90 crianças de cada faixa etária) de dois Centros de Educação Infantil de São Paulo. As crianças serão avaliadas no pré-teste em medidas de leitura, escrita, consciência fonêmica, conhecimento alfabético e desenvolvimento cognitivo. Após essa avaliação serão designadas aleatoriamente para uma das três condições experimentais formando grupos por faixa etária. As crianças dos grupos ODEF receberão instrução para segmentar palavras em fonemas com o auxílio da observação direta de expressões faciais fonoarticulatórias de seus parceiros de idade; as crianças dos grupos SFS receberão instrução para segmentar palavras em fonemas somente com o uso de letras. Os grupos controle não receberão nenhum treinamento. As três condições experimentais serão testadas nas crianças de diferentes faixas etárias com o objetivo de verificar se existe uma diferença no efeito de aprendizagem em virtude da idade dos participantes. Após as intervenções todas as crianças serão reavaliadas nas mesmas medidas do pré-teste em diferentes intervalos de tempo para verificar os efeitos da intervenção em longo prazo. A análise dos dados será feita a partir de cálculos de ANOVA, Correlação de Pearson e Análise de Regressão.Palavras-chave: segmentação fonêmica; leitura; escrita; aprendizagem; educação infantil; desenvolvimento cognitivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARGIANI, RENAN DE ALMEIDA; EHRI, LINNEA CARLSON; MALUF, MARIA REGINA. Orthographic mapping instruction to facilitate reading and spelling in Brazilian emergent readers. APPLIED PSYCHOLINGUISTICS, v. 39, n. 6 NOV 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARGIANI, Renan de Almeida. Fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita em português do Brasil: efeitos de fonemas, gestos articulatórios e sílabas na aquisição do mapeamento ortográfico. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.