Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia de Nidificação de Centris (Paracentris) burgdorfi (Apidae, Centridini).

Processo: 13/01580-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Isabel Alves dos Santos
Beneficiário:William de Oliveira Sabino
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/00325-5 - Interação entre abelhas Centris (Paracentris) Cameron e plantas produtoras de óleo do gênero Krameria, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecologia de interações

Resumo

Os insetos compõem uns dos grupos evolutivamente mais bem sucedidos devido à sua ampla distribuição e diversidade, possuindo mais que o dobro dos outros taxa reunidos. Dentre as várias ordens dos insetos, os Hymenopteras são uma das mais importantes, não só por sua complexidade comportamental, mas também pelos importantes serviços ecossistêmicos que prestam. As abelhas estão entre os insetos mais bem estudados, mas, apesar disso, alguns grupos ainda apresentam lacunas no conhecimento sobre a sua ecologia e interação com o ambiente de entorno. É o caso das abelhas especialistas em coletar óleos florais, intimamente relacionadas com plantas que muitas vezes secretam e oferecem apenas óleo ao invés de néctar e pólen, como recurso. O objetivo do presente trabalho será obter dados sobre todo o processo de nidificação de Centris burgdorfi, uma abelha solitária, coletora de óleo, que nidifica em solo arenoso compactado (como dunas petrificadas) e conhecer sua interação com as plantas. Para isso, serão observados dados sobre o comportamento de nidificação, estruturação do ninho e especificidade botânica para a coleta de pólen, néctar e óleo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SABINO, William de Oliveira. História natural de Centris (Paracentris) burgdorfi Friese, 1901 (Apidae, Centridini). 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.