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A inserção da disciplina de Libras na formação inicial do pedagogo

Processo: 13/02779-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Claudia Regina Mosca Giroto
Beneficiário:Gabriela Geovana Pinho
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Formação de professores   Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O Decreto nº 5626 (BRASIL, 2005) que regulamenta a Lei nº 10.436 (BRASIL, 2002), vem garantir aos surdos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse documento tratou, entre outros itens, da inclusão da disciplina de Libras nos cursos de pedagogia, fonoaudiologia e licenciaturas. Com base nos dispositivos dessa legislação, o presente trabalho tem por objetivo investigar a inserção da disciplina de Libras na grade curricular dos cursos de pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado de São Paulo, oferecidos na modalidade presencial, bem como os conteúdos dessa modalidade de linguagem abordados em tal disciplina. Inicialmente será realizado um levantamento no site do MEC, para a identificação das IES do Estado de São Paulo que oferecem o curso de pedagogia, na modalidade presencial. Posteriormente, será realizada consulta online, junto aos coordenadores desses cursos para envio das grades curriculares, bem como dos programas da(s) disciplina(s) que incluem conteúdos sobre a Libras. A análise de dados compreenderá a elaboração de eixos temáticos, bem como a utilização de dados quantitativos nas situações que se fizerem pertinentes.