Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação automática de tecidos vasculares em imagens de tomografia por coerência óptica

Processo: 13/09922-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Gutierrez
Beneficiário:Maysa Malfiza Garcia de Macedo
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vasos sanguíneos   Diagnóstico por imagem   Segmentação   Tomografia de coerência óptica

Resumo

A tomografia por coerência óptica intravascular (IV-TCO) é uma modalidade de aquisição de imagens in-vivo baseada na introdução de um cateter intravascular para visualização interna da parede de vasos sanguíneos. A IV-TCO possui muitas vantagens sobre as demais modalidades de imagenns médicas (principalmente em relação ao ultrassom intravascular), devido à excelente resolução de 10µm a 20µm, que permite visualizar de forma microscópica os tecidos. A aquisição e análise de imagens cardíacas por TCO é recente e abre diversas frentes de aplicações e desenvolvimento de técnicas automáticas de visão computacional e áreas correlatas. O objetivo deste projeto é criar modelos que representem os diversos tecidos que compõem a parede vascular e desenvolver ferramentas computacionais que permitam realizar uma quantificação desses tecidos e de possíveis placas contituídas de material do tipo cálcio ou lipídio. Os detalhes de textura dos tecidos e placas, devido à alta resolução, serão utilizados como informação a priori para a criação dos modelos. Espera-se, com os resultados desse projeto, contribuir para o desenvolvimento de novos métodos baseados na aquisição de imagens médicas por TCO que permitam a análise de características de doenças cardíacas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, MAYSA M. G.; GUIMARAES, WELINGSON V. N.; GALON, MICHELI Z.; TAKIMURA, CELSO K.; LEMOS, PEDRO A.; GUTIERREZ, MARCO ANTONIO. A bifurcation identifier for IV-OCT using orthogonal least squares and supervised machine learning. Computerized Medical Imaging and Graphics, v. 46, n. 2, SI, p. 237-248, DEC 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.