Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de matérias-primas e biochar para aplicação na agricultura

Processo: 13/09229-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Rafaela Feola Conz
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pirólise   Matéria orgânica do solo   Sequestro de carbono   Resíduos agrícolas

Resumo

O biochar e sua aplicação ao solo tem sido estudado em função do potencial em promover melhorias em suas propriedades físicas, químicas e biológicas além de contribuir para o sequestro de carbono do solo. O uso do biochar na agricultura constitui uma solução para a destinação dos resíduos de diversas atividades agrícolas, como dos processos de poda, colheita e beneficiamento de grãos. Considerando a grande variabilidade nas matérias primas disponíveis, juntamente com as condições para a produção do biochar, é esperado uma ampla variedade nas características físico-químicas do material obtido e consequentemente em sua interação com o solo. O objetivo do presente projeto é caracterizar as matérias-primas e o biochar produzido em diferentes condições para averiguar a potencial relação existente entre a matéria prima e o produto final. Para a produção de biochar foram selecionadas matérias primas, de acordo com sua disponibilidade na região. A pirólise ocorrerá com variação de temperatura entre 300ºC e 600ºC. A caracterização será realizada antes e depois do processo de pirólise para se proceder com a avaliação das potenciais relações existentes entre ambos os materiais. As análises propostas incluem as sugeridas pelo International Biochar Initiative, entre outras de morfologia como a MEV e de espectroscopia através das técnicas de FTIR e RMN, além de determinação do pH e CTC. A determinação da presença de interações entre a matéria prima, o processo de produção e o biochar pode auxiliar na escolha das condições de produção de acordo com o produto que se deseja obter ao fim do processo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONZ, Rafaela Feola. Caracterização de matérias-primas e biochars para aplicação na agricultura. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.