Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e diversidade de mariposas Arctiinae (Noctuoidea: Erebidae)

Processo: 13/09647-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 26 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Maurício Moraes Zenker
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/06646-2 - Estrutura filogenética da subfamília Arctiinae (Noctuoidea: Erebidae) na Serra do Mar, BE.EP.PD
Assunto(s):Biodiversidade   El Niño   Filogenia

Resumo

A subfamília Arctiinae é um grupo de mariposas extremamente diverso no neotrópico, com muitas espécies apresentando associações complexas com suas plantas hospedeiras, e integrando anéis Müllerianos de mimetismo com outras espécies de insetos. A obtenção de sequências de código de barras de DNA para centenas de espécies de arctíineos, como parte de um estudo de diversidade efetuado ao longo de um gradiente altitudinal na Serra do Mar do Paraná, entre 2010 e 2012, motivou este projeto que tem como principal objetivo construir uma filogenia para a subfamília Arctiinae, cujas relações filogenéticas para as tribos ainda permanecem indefinidas. Essas informações evolutivas podem ser integradas com os padrões de diversidade encontrados ao longo do gradiente altitudinal estudado, possibilitando inferir sobre os processos evolutivos e ecológicos que moldaram a comunidade. Adicionalmente, pretende-se refinar as identificações taxonômicas das espécies encontradas na Serra do Mar do Paraná, e estudar os padrões temporais de diversidade e composição de espécies das principais famílias de Noctuoidea no extremo sul do Brasil, durante a ocorrência do fenômeno climático El Niño Oscilação Sul (1997-1998). Espera-se que o presente projeto, se aprovado, contribua para a implementação de projetos de conservação de mariposas, e possa servir de base para estudos envolvendo aspectos taxonômicos e ecológicos de comunidades de Arctiinae e de outros táxons de Noctuoidea no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZENKER, MAURICIO M.; WAHLBERG, NIKLAS; BREHM, GUNNAR; TESTON, JOSE A.; PRZYBYLOWICZ, LUKASZ; PIE, MARCIO R.; FREITAS, ANDRE V. L. Systematics and origin of moths in the subfamily Arctiinae (Lepidoptera, Erebidae) in the Neotropical region. ZOOLOGICA SCRIPTA, v. 46, n. 3, p. 348-362, MAY 2017. Citações Web of Science: 14.
ZENKER, MAURICIO MORAES; DEVRIES, PHILIP J.; PENZ, CARLA M.; TESTON, JOSE A.; LUCCI FREITAS, ANDRE VICTOR; PIE, MARCIO R. Diversity and composition of Arctiinae moth assemblages along elevational and spatial dimensions in Brazilian Atlantic Forest. Journal of Insect Conservation, v. 19, n. 1, p. 129-140, FEB 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.