Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da extração seletiva de compostos da copaíba usando tecnologia de fluido supercrítico

Processo: 13/16268-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 20 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 19 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Luis Alexandre Pedro de Freitas
Beneficiário:Ana Rita de Mello Costa
Supervisor no Exterior: Maria Elena Ibañez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha  
Vinculado à bolsa:12/02082-1 - Copaifera langsdorffii: desenvolvimento de lipossomas estabilizados por spray freeze drying com ação antitumoral seletiva, BP.DR
Assunto(s):Inovações tecnológicas   Copaifera langsdorffii

Resumo

Os protocolos para o processo de extração de composto fenólicos antioxidantes de plantas são diversos devido à variedade de suas características químicas, à complexidade destes e à variedade de matrizes vegetais. Há diversos processos extrativos descritos na literatura que podem ser classificados em métodos convencionais e clássicos como extração por Soxhlet ou métodos extrativos mais modernos como extração por fluido supercrítico (SCF). O método de extração por SFC apresenta vantagens sobre os métodos extrativos convencionais visto que é bastante aplicado e muito interessante para a extração de diferentes constituintes químicos de plantas incluindo compostos de baixa polaridade como o ácido caurenoico e também tem sido vastamente utilizado para otimizar a extração de compostos fenólicos. Neste contexto, a planta Copaifera langsdorffii foi selecionada para ser estudada neste projeto. Ela está entre as plantas nativas brasileiras de uso medicinal e tradicional e é conhecida popularmente como copaíba. Na composição química de suas folhas apresentam-se de 6 a 10% de compostos fenólicos demonstrando o seu potencial para aplicações na indústria alimentícia. Entretanto, estudos tecnológicos, fitoquímicos e biológicos das folhas de C. langsdorffii ainda são raros e o estudo de extração dos compostos ácido caurenoico e quercetrina a partir das folhas desta planta pela SCF ainda não consta na literatura podendo ser um trabalho inédito. Além disso, há interesse no estudo do processo extrator por SFC visto que este é um método extrativo seguro ambientalmente já que não utiliza solventes orgânicos para a extração e não deixa resíduos na amostra os quais podem ser prejudiciais à saúde humana. Desta forma, este projeto propõe estudar e otimizar a extração de ácido caurenoico e quercetrina a partir da folhas de C. langsdorffii aplicando o método de SCF utilizando o planejamento experimental Box-Behnken. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, ANA R. M.; FREITAS, LUIS A. P.; MENDIOLA, J.; IBANEZ, E. Copaifera langsdorffii supercritical fluid extraction: Chemical and functional characterization by LC/MS and in vitro assays. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 100, p. 86-96, MAY 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.