Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do manejo de florestas plantadas na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos na escala de microbacias hidrográficas

Processo: 13/13243-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 05 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Carolina Bozetti Rodrigues
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/10502-9 - A influência do manejo de florestas plantadas na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos na escala de microbacias hidrográficas, BE.EP.DR
Assunto(s):Recursos hídricos   Florestas   Conservação dos recursos naturais   Manejo florestal   Impactos ambientais

Resumo

No mundo todo, as florestas plantadas de eucalipto são apontadas como grandes consumidoras de água e, consequentemente, antagônicas à conservação dos recursos hídricos. No Brasil, a legislação florestal prevê que nas áreas de produção agrícola/florestal existam áreas de proteção ambiental que devem ser recobertas com vegetação nativa. Assim, apesar de se constituir em uma monocultura, as florestas plantadas são entremeadas por fragmentos de vegetação nativa. Por essa razão, faz-se necessário compreender se diferentes proporções entre floresta nativa e floresta plantada podem contribuir com a conservação dos recursos hídricos, e como essas proporções podem minimizar os efeitos de atividades inerentes ao manejo florestal como, por exemplo, a colheita e a densidade de estradas. Desta forma este trabalho tem por objetivo geral avaliar a influência do manejo de florestas plantadas (colheita e crescimento) na dinâmica quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos superficiais em microbacias hidrográficas com diferentes proporções entre floresta nativa e floresta plantada e com diferentes densidades de estradas. Espera-se que os resultados obtidos por meio desse estudo resultem no aprofundamento do conhecimento sobre a relação entre as florestas plantadas e a água no Brasil e possam embasar mudanças nos planos de manejo florestal visando à melhoria da conservação e manutenção dos recursos hídricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; RODRIGUES, CAROLINA BOZETTI; GARCIA, LARA GABRIELLE; ALVARES, CLAYTON ALCARDE; LIMA, WALTER DE PAULA. Effects of Eucalyptus plantations on streamflow in Brazil: Moving beyond the water use debate. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 453, DEC 1 2019. Citações Web of Science: 0.
RODRIGUES, CAROLINA BOZETTI; TANIWAKI, RICARDO HIDEO; LANE, PATRICK; LIMA, WALTER DE PAULA; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI. Eucalyptus Short-Rotation Management Effects on Nutrient and Sediments in Subtropical Streams. FORESTS, v. 10, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Efeitos do manejo de florestas plantadas de Eucalyptus sobre os recursos hídricos superficiais na escala de microbacias hidrográficas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.