Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise por de espectrometria de massas dos complexos salivares formados com a histatina-5

Processo: 13/15412-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Eunice Teresinha Giampaolo
Beneficiário:Eduardo Buozi Moffa
Supervisor no Exterior: Walter Luiz Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Western University , Canadá  
Vinculado à bolsa:11/23543-4 - "Ação da Histatina-5, um peptídeo de desinfecção, sobre células planctônicas e biofilme de Candida Albicans.", BP.DR
Assunto(s):Próteses e implantes

Resumo

Introdução: Com os recentes progressos na análise do proteomica da saliva, o número de proteínas salivares identificadas tem aumentado significativamente. No entanto, as funções fisiológicas de muitas das proteínas recentemente descobertas permanecem desconhecidas. O estudo da função de uma proteína esta estreitamente relacionado à identificação dos seus parceiros de interação. Apesar de algumas proteínas salivares poderem atuar principalmente como unidades individuais, uma percentagem significativa de todas as proteínas salivares, se não a maioria, parecem agir em complexos com parceiros para executar as suas diversas funções.Hipótese: Acreditamos que as interações entre as proteínas salivares e a formação de complexos, podem proteger os parceiros da proteólise, modular as suas atividades biológicas e servirem como sistemas de libertação para a distribuição de proteínas salivares secretoras por toda a cavidade oral.Objetivo: O objetivo deste estudo será identificar os complexos formados entre histatin 5 (uma proteína natural e antifúngico potente) e outras proteínas salivares na saliva usando métodos de interação proteína-proteína clássicos em combinação com técnicas de análise por espectrometria de massa, e também para explorar as funções biológicas destes novos complexos salivares.Significância: Os resultados do trabalho proposto contribuirá significativamente para a caracterização do complexo salivar, e para compreender a biologia do complexo de proteínas. Este estudo será o primeiro a identificar os complexos formados entre a Histatina-5 e outras proteínas salivares utilizando espectrometria de massa. Além disso, nosso estudo abre novos caminhos para o desenvolvimento futuro de um complexo sintético proteína/peptídeo, estável à ação de proteases, com características semelhantes à Histatina 5 que é uma proteína natural com potente ação antifúngica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOFFA, EDUARDO B.; MACHADO, MARIA A. A. M.; MUSSI, MARIA C. M.; XIAO, YIZHI; GARRIDO, SAULO S.; GIAMPAOLO, EUNICE T.; SIQUEIRA, WALTER L. In Vitro Identification of Histatin 5 Salivary Complexes. PLoS One, v. 10, n. 11 NOV 6 2015. Citações Web of Science: 7.
MOFFA, EDUARDO B.; MUSSI, MARIA C. M.; XIAO, YIZHI; GARRIDO, SAULO S.; MACHADO, MARIA A. A. M.; GIAMPAOLO, EUNICE T.; SIQUEIRA, WALTER L. Histatin 5 inhibits adhesion of C. albicans to Reconstructed Human Oral Epithelium. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 6, AUG 28 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.