Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação de cromo em pacientes HIV com lipodistrofia

Processo: 13/05890-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Alceu Afonso Jordão Junior
Beneficiário:Mariele Castilho Pansani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Suplementação alimentar   Lipodistrofia   HIV   Cromo

Resumo

Introdução: A terapia antirretroviral (TARV) mudou o perfil da doença por HIV, da doença terminal para as doenças crônicas associadas ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Estudos têm indicado que o cromo (Cr3+) tem um papel importante na manutenção do nível normal de glicose no sangue, redução do colesterol do plasma e dos triglicerídeos, inibição do estresse oxidativo e modulação das citocinas inflamatórias. Objetivo: O objetivo desse estudo será avaliar a suplementação de cromo em pacientes soropositivos para HIV com lipodistrofia em marcadores do metabolismo da glicose, dos lipídeos e inflamatório. Metodologia: Será um estudo randomizado, duplo cego e com placebo. Cinquenta pacientes soropositivos para HIV em TARV com síndrome da lipodistrofia serão recrutados para esse estudo. Esses pacientes serão randomizados em 2 grupos, cada grupo com 25 pacientes. O Grupo P será composto por pacientes soropositivos para HIV em TARV com síndrome da lipodistrofia e com placebo e o Grupo C será composto por pacientes soropositivos para HIV em TARV com síndrome da lipodistrofia e com suplementação de 200µg de cromo. Após randomização e 3 meses de tratamento com placebo e cromo, todos os pacientes serão submetidos às avaliações: clínica (anamnese e exame físico), nutricional (inquérito alimentar e composição corporal) e bioquímica (hemograma, proteínas totais e frações, perfil glicêmico e lipídico, enzimas hepáticas, uréia e creatinina, marcadores inflamatórios e análise do cromo sanguíneo e urinário).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PANSANI, Mariele Castilho. Efeito da suplementação de cromo na resistência insulínica, na dislipidemia, na inflamação e no estresse oxidativo de pessoas HIV-positivo com lipodistrofia. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.