Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros reprodutivos de machos da raça Nelore de baixa e alta eficiência alimentar suplementados com ácidos graxosprotegidos em pastagem

Processo: 13/13696-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Gisele Zoccal Mingoti
Beneficiário:Guilherme Fazan Rossi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Touros   Embrião   Lipídeos

Resumo

A eficência alimentar é muito importante para os programas de melhoramento. O consumo alimentar residual (CAR) é um indicador que apresenta uma correção do consumo alimentar para o peso do animal e o ganho em peso. Além dessa característica, a puberdade é importante para o melhoramento reprodutivo dos bovinos. A produção e qualidade do sêmen são influenciadas por vários fatores, principalmente a nutrição. Os ácidos graxos poliinsaturados (AGPs) tem efeito sobre o desempenho reprodutivo dos machos. Todavia, poucos estudos foram feitos para avaliar o impacto da seleção genética para eficiência alimentar na reprodução das raças zebuínas. Dentro do contexto abordado, o objetivo do presente trabalho é de avaliar os efeitos da suplementação com AGPs na puberdade e nas características seminais de machos da raça Nelore selecionados para CAR. Serão selecionados 50 bovinos jovens de 12 meses dos rebanhos tradicional (NeT) e seleção para consumo alimentar residual (NeS) do Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho, SP. Estes animais serão divididos em 3 grupos, sendo: 1) grupo suplementado com AGPs, composto por 10 animais do rebanho NeS e 10 do rebanho NeT; 2) grupo suplementado com uma dieta isoprotéica à do grupo 1 mas, sem AGPs; composto por 20 animais (10 do NeS e 10 do NeT); 3) grupo sem suplementação, apenas no pasto; composto por 10 animais (5 do NeS e 5 do NeT). Serão feitas avaliações a cada 28 dias dos seguintes parâmetros: peso, escore da condição corporal (ECC), ultrassom de carcaça, dosagens hormonais e de metabólicos. Além disso, serão realizadas a mensuração do perímetro escrotal, ultrassonografia testicular e das glândulas vesicais, além da coleta de sêmen para averiguar as características seminais e, posteriormente, criopreservação. Após descongelação do sêmen, serão realizados novos testes da qualidade espermática, além de utilização em programa de produção in vitro de embriões (PIVE)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSI, GUILHERME FAZAN; RIBEIRO DIAS, ERIKA ALINE; BASTOS, NATALIA MARINS; VRISMAN, DAYANE PRISCILA; RODRIGUES, NAIARA NANTES; VANTINI, ROBERTA; GARCIA, JOAQUIM MANSANO; SIMILI, FLAVIA FERNANDA; RIBEIRO, ENILSON GERALDO; CANESIN, ROBERTA CARRILHO; ZERLOTTI MERCADANTE, MARIA EUGENIA; FREITAS-DELL'AQUA, CAMILA P.; MONTEIRO, FABIO MORATO; MINGOTI, GISELE ZOCCAL. Sexual maturity and fertility-related measures in young Nellore bulls receiving long-term dietary supplementation with rumen-protected polyunsaturated fatty acids. Theriogenology, v. 139, p. 16-27, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSI, Guilherme Fazan. Parâmetros reprodutivos de machos da raça Nelore de baixa e alta eficiência alimentar suplementados com ácidos graxos protegidos em pastagem. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.