Busca avançada
Ano de início
Entree

Agricultura urbana como estratégia para a promoção da alimentação adequada e saudável.

Processo: 12/21730-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cláudia Maria Bógus
Beneficiário:Mariana Tarricone Garcia
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/23162-9 - Segurança alimentar e nutricional e ambiente alimentar: uma aproximação crítica, BE.EP.DR
Assunto(s):Segurança alimentar   Agricultura urbana   Promoção da saúde

Resumo

O estilo de vida urbano tem forte influência no modelo alimentar contemporâneo, caracterizado pelo aumento da demanda por alimentos práticos e baratos, substituição de alimentos da dieta tradicional por alimentos ultraprocessados ricos em açúcar, gorduras, sódio e amido, e pobres em nutrientes e fibras. A agricultura urbana (AU) pode ser uma importante estratégia para aumentar o acesso e o consumo de F&H, além de resgatar hábitos alimentares tradicionais. Objetivo: Analisar a contribuição da agricultura urbana para a promoção da alimentação adequada e saudável na perspectiva da promoção da saúde. Métodos: Será desenvolvido um estudo com abordagem qualitativa utilizando-se a estratégia de estudo de caso no município de Embu das Artes. Será realizada observação participante em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Escolas Municipais (EM) onde existem hortas. Grupos focais serão conduzidos com grupos de atores sociais destes locais. Entrevistas individuais serão realizadas com informantes-chave representantes dos gestores municipais, das escolas, dos conselhos municipais relacionados à saúde e à alimentação e das UBS. Será avaliado o consumo alimentar dos participantes das hortas das UBS. A disponibilidade, variedade, preço e qualidade dos F&H e de alimentos ultraprocessados nos arredores das hortas das UBS e das EM serão avaliados. A análise será conduzida de acordo com o referencial teórico da Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, MARIANA T.; RIBEIRO, SILVANA M.; CAMARGO GONCALVES GERMANI, ANA CLAUDIA; BOGUS, CLAUDIA M. The impact of urban gardens on adequate and healthy food: a systematic review. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 21, n. 2, p. 416-425, FEB 2018. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Mariana Tarricone. Hortas urbanas e a construção de ambientes promotores da alimentação adequada e saudável. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.