Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de transcriptoma de folha de Brachiaria humidicola e Paspalum notatum visando o desenvolvimento de marcadores funcionais para o estudo genético e genômico de gramíneas forrageiras tropicais

Processo: 13/14903-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Fernanda Ancelmo de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transcriptoma

Resumo

No Brasil, a pecuária bovina de corte e de leite baseia-se, predominantemente, na utilização de pastagens para a alimentação animal. Estas pastagens cobrem extensas áreas, constituindo o maior rebanho comercial do mundo. A espécie Brachiaria humidicola é a forrageira mais cultivada nas pastagens brasileiras. Ocorre em locais mais úmidos, de drenagem deficiente ou com inundação sazonal, razão pela qual ela ocupa extensas áreas no cerrado e na região amazônica. Espécies nativas do gênero Paspalum apresentam potencial forrageiro e ornamental. Dentre elas, Paspalum notatum destacasse pela grande variabilidade intra-específica. Grande parte das áreas cultivadas por forrageiras no Brasil encontra-se estabelecida com cultivares exóticas e de reprodução clonal. A diversificação das pastagens é a principal forma de atenuar os problemas provenientes do monocultivo. Nesse sentido, o melhoramento genético de forrageiras e o lançamento de novas cultivares de forrageiras tropicais surgem como alternativa para a diversificação das pastagens brasileiras. Este projeto pretende contribuir para o melhor conhecimento destas duas espécies de forrageiras tropicais, por meio da geração de informações inéditas obtidas na análise do transcriptoma e desenvolvimento e genotipagem de marcadores moleculares do tipo single nucleotide polymorphism (SNP). Para a execução deste projeto, além de todo suporte oferecido pelo laboratório onde será realizada a pesquisa, conta-se com a parceria da Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos-SP e EMBRAPA Gado de Corte, Campo Grande-MT.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANOTTO VIGNA, BIANCA BACCILI; DE OLIVEIRA, FERNANDA ANCELMO; DE TOLEDO-SILVA, GUILHERME; DA SILVA, CARLA CRISTINA; DO VALLE, CACILDA BORGES; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. Leaf transcriptome of two highly divergent genotypes of Urochloa humidicola (Poaceae), a tropical polyploid forage grass adapted to acidic soils and temporary flooding areas. BMC Genomics, v. 17, NOV 11 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.