Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para determinação de planos de restabelecimento de energia em sistemas de distribuição de grande porte considerando aspectos práticos do problema

Processo: 13/13236-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Joao Bosco Augusto London Junior
Beneficiário:Leandro Tolomeu Marques
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/01035-7 - Análise e controle de sistemas elétricos de potência, AP.TEM

Resumo

Em situações de uma ou múltiplas faltas nos sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como em casos de manutenção preventiva, é inevitável a ausência de fornecimento de energia a alguns consumidores. Entretanto, em ambas as situações, após a isolação do trecho do sistema sob falta ou sob manutenção, é possível reconectar as cargas sãs localizadas à jusante desse trecho e que também ficaram sem fornecimento. Para tal, torna-se necessária a obtenção de um plano de restabelecimento de energia adequado e eficiente, que promova a restauração do abastecimento a essas cargas no menor intervalo de tempo possível e sem sobrecarregar nenhum equipamento da rede.Nesse sentido, tem sido propostas diversas metodologias para determinação de planos de restabelecimento a fim de auxiliar as atividades dos operadores do sistema de distribuição. Todavia, a aplicação da maioria dessas técnicas limita-se a redes pequenas, quando comparadas as redes reais que possuem milhares de barras e chaves. Isto ocorre porque, quando aplicadas a redes de grande porte (com dezenas de subestações, centenas de alimentadores e milhares de chaves e barras), estas metodologias ou são incapazes de fornecer uma solução em tempo real ou atingem a capacidade máxima de processamento dos computadores. Em outras metodologias, na tentativa de superar essas limitações, são feitas simplificações na representação da rede, deixando de considerar todos os elementos da mesma. Nestes casos, a solução fornecida para a rede simplificada pode não ter o mesmo efeito na rede em operação, o que compromete a confiabilidade dessas abordagens.Face ao exposto, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia para determinação em tempo real de planos de restabelecimento de energia em sistemas de distribuição de grande sem exigir simplificações na representação computacional da rede. Esta metodologia deverá ser capaz de fornecer planos de restabelecimento em situações de contingência ou de manutenção preventiva, bem como ser apta para aplicação em redes sem automação ou parcial ou inteiramente automatizadas. Para tal pretende-se fazer uso de técnicas como Algoritmos Evolutivos, Otimização Multi-objetivo e Representação Nó-Profundidade. Importa destacar que, com o presente projeto, o candidato pretende continuar as pesquisas iniciados em seu mestrado, que conta com o apoio da FAPESP (processo nº. 2011/04714-2). O presente projeto será desenvolvido no Laboratório de Análise Computacional em Sistemas Elétricos de Potência, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, LEANDRO TOLOMEU; DELBEM, ALEXANDRE CLAUDIO B.; BOSCO AUGUSTO LONDON, JR., JOAO. Service Restoration With Prioritization of Customers and Switches and Determination of Switching Sequence. IEEE TRANSACTIONS ON SMART GRID, v. 9, n. 3, p. 2359-2370, MAY 2018. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Leandro Tolomeu. Restabelecimento de energia em sistemas de distribuição considerando aspectos práticos. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.