Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais como subsídio à taxonomia de espécies do gênero Simaba sect. Floribundae e s. sect. Grandiflorae (Simaroubaceae)

Processo: 13/13108-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Gisele Gomes Nogueira Alves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal

Resumo

A familia Simaroubaceae constitui um grupo com grande potencial de estudo. Com distribuic'ao exclusivamente tropical, e considerado um grupo relativamente pequeno dentro da Ordem Sapindales e monofiletico, porem morfologicamente diversificado. Apenas Engler, no final do seculo XIX, estudou detalhadamente a familia no Brasil como um todo, e desde entao as adic'oes ao conhecimento do grupo tem ocorrido de forma gradual e fragmentada. O presente projeto de estudos estruturais de especies de Simaba (maior genero da familia) ira focar as especies das sec'oes Floribundae e Grandiflorae, a fim de selecionar caracteres morfologicos e anatomicos para auxiliar os trabalhos de taxonomia deste genero, que nao recebe tratamento desde uma revisao taxonomica publicada em 1983, visando melhor delimitac'ao entre as especies que exibem grande semelhanc'a morfologica, mesmo pertencendo ao mesmo grupo. O projeto envolve analise morfologica e anatomica do material de alguns dos principais herbarios que abrigam colec'oes das especies em estudo, alem da realizac'ao de trabalho de campo para coletar novos especimes e realizar observac'oes das populac'oes na natureza. O estudo da arquitetura foliar sera realizado por meio de praticas de diafanizac'ao e uso da classificac'ao dos padroes de venac'ao propostos pelo Leaf Architecture Working Group (1999). O estudo das estruturas florais sera feito por meio de analise comparativa da morfologia e anatomia das flores em diferentes estagios de desenvolvimento de especies pertencentes aýs sec'oes Floribundae e Grandiflorae, analisadas em microscopia optica e eletronica de varredura. O trabalho final constara de tres artigos tratando dos grupos de especies problematicas selecionadas, que incluirao a descric'ao das especies, analise e ilustrac'oes (desenhos e fotografias) de estruturas florais e vegetativas com enfase em caracteres diagnosticos. O trabalho sera desenvolvido nos Laboratorios de Sistematica Vegetal e de Anatomia Vegetal do Instituto de Biociencias - USP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, GISELE G. N.; EL OTTRA, JULIANA H. L.; DEVECCHI, MARCELO F.; DEMARCO, DIEGO; PIRANI, JOSE R. Structure of the flower of Simaba (Simaroubaceae) and its anatomical novelties. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 183, n. 1, p. 162-176, JAN 1 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Gisele Gomes Nogueira. Estudos estruturais como subsídio à taxonomia de Simaba Aubl.(Simaroubaceae). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.