Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da proteína Klotho sobre a sinalização de insulina e metabolismo energético no sistema nervoso central

Processo: 13/10787-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Caio Henrique Yokoyama Mazucanti
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/09971-7 - A proteína Klotho e o metabolismo energético de neurônios, BE.EP.DR
Assunto(s):Envelhecimento   Estresse oxidativo   Neurofarmacologia   Metabolismo energético

Resumo

O processo de envelhecimento foi sempre muito estudado na C. elegans devido à facilidade de reprodução (são organismos hermafroditas) e curto ciclo de vida desses animais (vivem em torno de 2 meses). O ciclo de vida da C. elegans pode ser estendido indefinidamente se os animais entrarem em uma fase conhecida como dauer. Diversos genes envolvidos na formação do estágio foram identificados e muitos deles codificam para proteínas constituintes da via associada ao único receptor tirosina quinase expresso no animal. Todos esses genes têm homologia em mamíferos e correspondem à via da sinalização da insulina. A modulação negativa dessa via acarreta um aumento na longevidade em diversos animais, enquanto que o inverso também ocorre. Recentemente foi descrita em mamíferos uma proteína associada ao envelhecimento. Camundongos que apresentam expressão baixa da proteína Klotho exibem fenótipo de envelhecimento precoce, com diversas características periféricas além de efeitos centrais como déficit cognitivo. Considerando o envolvimento da via de sinalização de insulina com a longevidade, o objetivo desse trabalho é investigar os efeitos que a proteína Klotho pode ter sobre a via de insulina no sistema nervoso central, além de avaliar parâmetros de estresse oxidativo e metabolismo energético, parâmetros esses que podem ser modulados pelo fator de transcrição FoxO, modulado pela insulina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARARO-LOPES, MARINA MINTO; YOKOYAMA MAZUCANTI, CAIO HENRIQUE; SCAVONE, CRISTOFORO; KAWAMOTO, ELISA MITIKO; BERWICK, DANIEL CHARLES. The relevance of alpha-KLOTHO to the central nervous system: Some key questions. AGEING RESEARCH REVIEWS, v. 36, p. 137-148, JUL 2017. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZUCANTI, Caio Henrique Yokoyama. Efeitos da proteína Klotho sobre a sinalização de insulina e metabolismo energético no sistema nervoso central.. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.