Busca avançada
Ano de início
Entree

Modos de aplicação de manganês e zinco em dois cultivares de soja

Processo: 13/02495-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Salatier Buzetti
Beneficiário:Marcelo Fernando Pereira Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Micronutrientes

Resumo

Pesquisas têm sido desenvolvidas buscando identificar o melhor manejo de aplicação de manganês e zinco para a soja nos mais diferenciados tipos de regiões. Contudo, não há ainda concordância nos resultados, pois a dinâmica destes nutrientes no solo é influenciada também pelo modo de aplicação. O objetivo deste estudo será o de avaliar a influência de diferentes modos de aplicação de manganês e zinco na cultura da soja. O experimento será conduzido no campo experimental do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo dos Parecis (IFMT). O delineamento experimental será o de blocos casualizados, e serão utilizados dois cultivares de soja, sendo um transgênico (TMG 1149 RR) e um convencional (TMG 4190), 10 (dez) tratamentos com diferentes modos de aplicação de manganês e zinco, com quatro repetições, totalizando 80 parcelas com 20 m2 cada. As fontes de manganês e zinco serão o sulfato de manganês e sulfato de zinco, respectivamente, com recomendação para 5 kg ha-1, quando aplicado ao solo e, em solução de 0,5% do produto, quando aplicado via foliar. Os cultivares de soja serão semeados em sistema convencional no espaçamento de 0,45 m entre linhas, visando uma população final de 15 plantas por metro de sulco, com densidade de 330.000 plantas ha-1. Serão mensuradas características nutricionais da cultura, morfológicas e, produtivas.Palavras chave: Glicine max L. Merrill, micronutrientes, absorção de manganês, deficiência.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Marcelo Fernando Pereira. Modos de aplicação de manganês e zinco em dois cultivares de soja. 2015. 114 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.