Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de copolímeros em blocos biodegradáveis/biocompatíveis para a obtenção de micro e nanopartículas poliméricas para liberação controlada de drogas

Processo: 13/03355-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Amilton Martins dos Santos
Beneficiário:Rodolfo Minto de Moraes
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Paclitaxel   Polímeros (química orgânica)   Copolímeros   Biodegradação   Teste de biocompatibilidade

Resumo

Tendo em vista o crescente interesse na associação da sensibilidade a estímulos e biocompatibilidade de determinados polímeros com a biodegradabilidade de outros, para o desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de princípios ativos, este projeto visa a elaboração de copolímeros em blocos constituídos de poli(3-hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato)-b-poli(N-vinilcaprolactama) (PHBHV-b-PNVCL) e poli(µ-caprolactona)-b-poli(N-vinilcaprolactama) (PCL-b-PNVCL), onde um bloco é biodegradável (PHBHV e PCL) e o outro é biocompatível e sensível à temperatura (PNVCL). Esses copolímeros serão sintetizados, primeiramente, através de reações de esterificação entre as terminações hidroxiladas dos blocos de PHBHV e PCL com as carboxilas terminais dos homopolímeros de NVCL. Em seguida, será testado o mecanismo RAFT de polimerização controlada Para este fim, um agente de transferência de cadeia será sintetizado e utilizado para funcionalizar os blocos de PHBHV e PCL e produzir o segundo bloco de PNVCL. Finalmente, serão estudadas reações de cicloadição 1,3 dipolar entre azidas e alcinos ("click chemistry") como terceira técnica de obtenção dos copolímeros em blocos. Os copolímeros serão usados para o preparo de nanopartículas, contendo princípios ativos (Paclitaxel), através da técnica de emulsão-difusão/evaporação do solvente. A citotoxicidade dos copolímeros em blocos e a cinética de liberação in vitro do agente ativo serão avaliadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, RODOLFO M.; CARVALHO, LAYDE T.; ALVES, GIZELDA M.; MEDEIROS, SIMONE F.; BOURGEAT-LAMI, ELODIE; SANTOS, AMILTON M. Synthesis and Self-Assembly of Poly(N-Vinylcaprolactam)-b-Poly(epsilon-Caprolactone) Block Copolymers via the Combination of RAFT/MADIX and Ring-Opening Polymerizations. POLYMERS, v. 12, n. 6 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.