Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de estradas e trilhas na estrutura da vegetação e disponibilidade de recursos para aves frugívoras da mata atlântica

Processo: 13/11175-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Wesley Rodrigues Silva
Beneficiário:Bruna Gonçalves da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Conservação   Frutas   Estradas   Mata Atlântica

Resumo

Impactos gerados por estradas e trilhas podem alterar a estrutura da vegetação e consequentemente a oferta de frutos, contribuindo para possíveis variações na composição da comunidade de aves frugívoras. O objetivo principal deste projeto é investigar o efeito de diferentes tipos de estradas e trilhas na relação entre oferta de recursos alimentares - frutos - e a estrutura da comunidade de aves frugívoras na Mata Atlântica. Para isso, a vegetação e a avifauna serão amostradas em três trajetos com diferentes características de largura e uso (estradas e trilhas), ao longo da borda e distante da borda, e em floresta madura contínua. Em cada um serão consideradas a composição florística, sazonalidade e quantificada a produção de frutos. Serão delimitados quatro pontos amostrais na borda e distantes da borda para cada trajeto. Para a amostragem da vegetação e quantificação da produção de frutos será delimitada uma área de 100m² (parcelas) em cada ponto amostral, sendo que para a avifauna será utilizado o método de pontos fixos com raio ilimitado. As comunidades de aves serão comparadas em relação à riqueza, composição de espécies, abundância relativa e diversidade. A identificação de padrões de frutificação e suas relações com a avifauna associada a esses ambientes pode prover importantes informações sobre como a dinâmica das clareiras imposta por estradas e trilhas e o uso dessas infraestruturas afetam o contexto das interações entre aves e plantas, desse modo auxiliando a gestão de áreas de conservação seccionadas por estradas, na busca por um equilíbrio entre a ação antrópica e a conservação da biodiversidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, BRUNA GONCALVES; SILVA, WESLEY RODRIGUES. Impacts of park roads and trails on a community of Atlantic Forest fruit-eating birds. Tropical Ecology, v. 61, n. 3 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, BRUNA GONCALVES; KOCH, INGRID; SILVA, WESLEY RODRIGUES. Fruit production along roads and footpaths in an Atlantic rain forest area. Plant Ecology & Diversity, v. 11, n. 1, p. 41-53, 2018. Citações Web of Science: 0.
BRUNA GONÇALVES DA SILVA; ANA CAROLINA DEVIDES CASTELLO; INGRID KOCH; WESLEY RODRIGUES SILVA. Pathways affect vegetation structure and composition in the Atlantic Forest in southeastern Brazil. Acta Botanica Brasilica, v. 31, n. 1, p. 108-119, Mar. 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.