Busca avançada
Ano de início
Entree

Portal dos idosos: desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre a Doença de Alzheimer e suas consequências para a comunicação

Processo: 13/08987-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Magali de Lourdes Caldana
Beneficiário:Aline Megumi Arakawa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoaudiologia   Idosos   Telemedicina   Cuidadores   Doença de Alzheimer   Promoção da saúde

Resumo

O processo de comunicação pode ser alterado diante inúmeras patologias, dentre elas as que envolvem o processo demencial, sendo a prevalência dada à Doença de Alzheimer. Ao se tratar de um quadro complexo de origem insidiosa, degenerativa progressiva, cujo prejuízo de maior magnitude é o déficit de memória, podendo ter associado alterações de linguagem, faz-se necessário o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar em que o fonoaudiólogo seja responsável pela manutenção da comunicação dos idosos acometidos pela DA e bem como pela qualidade de vida dos mesmos e dos seus familiares ou cuidadores. A fim de proporcionar ações focadas na DA, na atenção aos cuidados com a saúde, capacitando os profissionais de saúde, idosos e cuidadores quanto os aspectos relacionados à DA, encontram-se nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, ferramentas que possam auxiliar na transmissão de conhecimentos a respeito da DA. Haja visto o contexto abordado, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um ambiente virtual de aprendizagem na área de Fonoaudiologia com enfoque na Doença de Alzheimer. A produção do material seguirá as fases de análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. As avaliações de conteúdo e recursos tecnológicos serão realizadas por fonoaudiólogos, cuidadores de idosos e idosos, por meio de um formulário disponível no website. Assim espera-se disponibilizar informações relacionadas à temática para população em geral e promovendo melhora da qualidade de vida dos indivíduos idosos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE MEGUMI ARAKAWA-BELAUNDE; NATALIA GUTIERREZ CARLETO; NATALIA CAROLINE FAVORETTO; CRISTINA DO ESPÍRITO SANTO; ELEN CAROLINE FRANCO; JOSÉ ROBERTO DE MAGALHÃES BASTOS; MAGALI DE LOURDES CALDANA. Desenvolvimento e avaliação de um website sobre a Doença de Alzheimer e suas consequências para a comunicação. Audiol., Commun. Res., v. 23, p. -, 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAKAWA, Aline Megumi. Portal dos idosos: desenvolvimento e avaliação de um website com informações sobre a doença de Alzheimer e suas consequências para a comunicação. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.