Busca avançada
Ano de início
Entree

Condição de Saúde bucal e promoção de saúde para pré-escolares no município de Piracicaba - SP

Processo: 12/25205-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Maria da Luz Rosario de Sousa
Beneficiário:Caroline Zeeberg
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal   Promoção da saúde   Cárie dentária   Pré-escolar   Programa educativo   Fatores biológicos   Avaliação clínica   Piracicaba (SP)

Resumo

A cárie é uma doença que vai além dos fatores biológicos. Indiretamente, os fatores modificadores influenciam o indivíduo a ter um maior risco. Sabendo disso, os hábitos de saúde adquiridos já na primeira infância podem ser preditores para a doença cárie. Portanto programas educativos preventivos para pré-escolares e para seus pais ou responsáveis, já que estes são exemplos de hábitos alimentares e higiênicos, são de extrema importância para a promoção de saúde em geral. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar as condições de saúde bucal de crianças de 03 meses a 06 anos e desenvolver um programa educativo preventivo de saúde bucal. Metodologia: As crianças de 3 meses a 6 anos, da creche "Escola Munic. Antônio Boldrin" (n=220), localizada em Piracicaba, SP, consistirão na amostra do grupo teste. O grupo controle serão crianças de outra creche, com a mesma faixa etária, e com as mesmas características socioeconômicas. Será feito um convite para os responsáveis das crianças das duas creches autorizarem a participação das mesmas em um programa educativo preventivo e exame bucal assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As crianças autorizadas serão submetidas ao exame bucal que avaliará o Índice de Placa Visível, cárie (ceod-CPOD) e necessidades de tratamento. Com base nos dados adquiridos, os pacientes serão classificados quanto ao grupo de risco e necessidade de tratamento. Após essa etapa, será implementado um programa de educação em saúde bucal voltado para as crianças do grupo teste como: palestras, escovação supervisionada, uso de fluoretos. Resultados esperados: Espera-se conhecer a saúde bucal dos pré-escolares, bem como, desenvolver estratégias de promoção de saúde para esta população. Além disso, pretende-se divulgar esses resultados com a produção de um manuscrito e apresentação em congressos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)