Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de laboratório, campo e simulações computacionais da sincronização dos ritmos circadianos no roedor subterrâneo tuco-tuco (Ctenomys aff. knighti)

Processo: 11/24120-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 23 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Gisele Akemi Oda
Beneficiário:Danilo Eugênio de França Laurindo Flôres
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/24740-3 - Efeitos do fotoperíodo na expressão de atividade antecipatória ao alimento em camundongos: implicações para os osciladores circadianos sincronizados por sinais alimentares e fóticos, BE.EP.DR
Assunto(s):Ritmos biológicos   Cronobiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Claro-escuro | Disponibilidade alimentar | ritmos biológicos | Sincronização diária | Cronobiologia

Resumo

Ritmos diários são encontrados nas variáveis fisiológicas e comportamentais de todos os seres vivos. Mesmo na ausência de pistas ambientais cíclicas, muitos desses ritmos se sustentam, assumindo um período próximo a, mas diferente de 24 horas. Por essa razão, são denominados ritmos circadianos. No ambiente natural, os ritmos circadianos apresentam período de 24 horas porque estão sincronizados pelos ciclos diários ambientais, como o ciclo claro-escuro (CE) do dia e da noite. Experimentos de laboratório que investigam esse processo de sincronização pelo ciclo de iluminação costumam utilizar ciclos com 12 horas de claro e 12 horas de escuro. Na natureza, entretanto, alguns animais não estão expostos a tantas horas contínuas de claridade por dia. É o caso, por exemplo, do roedor subterrâneo tuco-tuco (Ctenomys aff. knighti), que passa a maior parte do dia dentro dos seus túneis subterrâneos escuros. Dando continuidade à pesquisa iniciada no mestrado, por meio de um trabalho conjunto de campo, de laboratório e de simulações computacionais, o presente projeto pretende primeiramente investigar o padrão temporal diário particular de exposição à luz dos tuco-tucos na natureza, e se essa informação luminosa temporal sincroniza seu oscilador circadiano. Além disso, como segundo objetivo, queremos compreender também o papel da alimentação na sincronização dos ritmos circadianos da espécie. Vamos verificar se ciclos diários de alimentação-jejum construídos em laboratório são estímulos sincronizadores para o ritmo de atividade-repouso dos tuco-tucos, animais herbívoros que teoricamente não vivenciam restrição temporal do alimento no seu ambiente natural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORES, DANILO E. F. L.; JANNETTI, MILENE G.; VALENTINUZZI, VERONICA S.; ODA, GISELE A.. Entrainment of circadian rhythms to irregular light/dark cycles: a subterranean perspective. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, . (12/15767-2, 13/50482-1, 11/24120-0, 14/20671-0, 14/09324-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLÔRES, Danilo Eugênio de França Laurindo. Sincronização fótica e não fótica dos ritmos circadianos em roedores subterrâneos (Ctenomys aff. knighti) e roedores modelo de laboratório (Mus musculus). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.