Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomateriais para medicina regenerativa em doenças periodontais

Processo: 13/11673-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Engenharia Médica
Pesquisador responsável:Sônia Maria Malmonge
Beneficiário:Sônia Maria Malmonge
Anfitrião: Brigitte Grosgogeat
Instituição-sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Claude Bernard Lyon 1, França  
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Engenharia tecidual   Medicina regenerativa

Resumo

Esta proposta visa a obtenção de auxílio para a realização de um intercâmbio de pesquisa pela pesquisadora Sônia Maria Malmonge, docente pesquisadora da Universidade Federal do ABC, vinculada aos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Engenharia Biomédica, que objetiva iniciar atividades em colaboração e viabilizar a interação e troca de experiências entre duas equipes, uma francesa e outra brasileira, através dos conhecimentos de ambas as partes no desenvolvimento de "scaffolds" de hidrogéis e polímeros bioreabsorvíveis, para uso em medicina regenerativa de tecidos lesados por doenças periodontais. A proponente desenvolve atividades de pesquisa em Dispositivos Biomédicos, com experiência em materiais biocompatíveis, envolvendo hidrogéis poliméricos e polímeros bioreabsorvíveis e foi convidada a desenvolver atividades em colaboração com a equipe de Biomateriais e interfaces Biológicas, coordenada pela pesquisadora Dra Brigitte Grosgogeat, junto a uma das unidades do Laboratório de Multimateriais e Interfaces (LMI), vinculado ao CNRS (URS 5615), da Universidade Claude Bernard Lyon 1. A doença periodontal é uma patologia de origem infecciosa que provoca a deteriorização dos tecidos bucais, atingindo grande parte da população e, embora algumas formas de periodontite afetam indivíduos jovens, a periodontite crônica afeta principalmente indivíduos adultos e a incidência aumenta com a idade. Assim, a prevenção e tratamento da destruição de tecidos moles e mineralizados, causadas pela doença periodontal inflamatória, bem como a regeneração das estruturas suportes lesados são hoje os principais objetivos dos estudos em periodontologia, Embora avanços tenham sido obtidos ao longo do século 20, as técnicas de enxerto empregadas permitem apenas a correção, mas não a regeneração do aparato periodontal. Tecnologia de engenharia tecidual em medicina regenerativa apresenta-se como alternativa promissora e, nesse contexto, a busca por dispositivos que possam ser empregados em engenharia tecidual motiva estudos para o desenvolvimento de estruturas tridimensionais que permitam a modular a resposta biológica em seu interior e viabilizar a regeneração de tecidos lesados por doenças periodontais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, DIEGO G.; MALMONGE, SONIA M.; CAMPOS, DORIS M.; ATTIK, NINA G.; GROSGOGEAT, BRIGITTE; GRITSCH, KERSTIN. A chitosan-hyaluronic acid hydrogel scaffold for periodontal tissue engineering. JOURNAL OF BIOMEDICAL MATERIALS RESEARCH PART B-APPLIED BIOMATERIALS, v. 104, n. 8, p. 1691-1702, NOV 2016. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.